Conquista: CMVC homenageia CREAME pelos 30 anos de existência

atlanta

Foto: Ascom - Câmara de Vereadores
Foto: Ascom – Câmara de Vereadores

Foi realizada na manhã dessa sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), uma sessão especial em homenagem aos 30 anos de existência do CREAME – Comunidade Terapêutica, que teve como autores os vereadores Gilzete Menezes (PSB) e Adinilson Pereira (PSB).

O presidente da CMVC e ex-presidente do CREAME, Gilzete Moreira, se emocionaram ao lembrar a trajetória do grupo para ajudar usuários de drogas a se recuperarem. “Não tem dinheiro que pague ver uma pessoa recuperada. Eu trabalho lá desde a sua fundação, que começou em Itapetinga, no sítio da Primeira Igreja Batista” – relatou. Ele relembrou as dificuldades que passaram para conseguirem doações e alimentos para os internos, destacando que os feirantes da cidade era quem os ajudavam. “Sempre existiu um amor imenso no coração das pessoas que passaram pelo CREAME durante esses 30 anos”. Ao citar exemplos de internos que superaram a dependência e reconstruíram suas vidas ao lado de suas famílias, ele afirmou ser “um orgulho ver que hoje essas pessoas ajudam outras pessoas”. Pelos 30 anos de atuação no grupo, Gilzete disse que “valeu e tem valido a pena ajudar essas pessoas”. Finalizou seu pronunciamento dizendo que “nossa obrigação de estender a mão aos que precisam de ajuda” e convidou os demais vereadores para que “participem, visitem, vá lá. Todo segundo domingo do mês as famílias estão no CREAME e é um momento de alegria ver famílias chorando, se emocionando e felizes”.

Foto: Ascom - Câmara de Vereadores
Foto: Ascom – Câmara de Vereadores

O Vereador Adinilson Pereira em seu pronunciamento disse ser uma honra estar na Tribuna para falar sobre a entidade. O parlamentar relatou que ao visitar o Creame ficou muito feliz “em ver a obra social que está sendo feita para aquele que precisa de ajuda na vida espiritual”. Parabenizou a entidade e toda a diretoria por esses 30 anos “que vem trabalhando com residentes que ali encontram conselhos, carinho e um lugar onde suas vidas encontram paz”. O edil destacou que “ali também se fala da palavra de Deus, que Jesus é o caminho, a vida, é quem liberta e transforma o homem. Para mim é um prazer fazer parte dessa diretoria. Estarei sempre junto para ajudar naquilo que for possível, para vermos todos os residentes libertos, homens e mulheres que venham a ter o amor de Deus em seus corações”. Finalizou seu pronunciamento desejando que a comunidade conheça o trabalho do Creame.

Salvando vidas que ainda tem muito potencial – O Pastor José Barbosa destacou o trabalho da instituição que além de recuperar usuários de drogas os recebe sem preconceito. Ele disse estar feliz com os resultados obtidos em 30 anos de história de Creame. “Muitos [usuários] têm se reencontrado com a família, com a sociedade, e o melhor, muitos têm se reencontrado com Deus”, detalhou. O próprio Barbosa relatou já ter passado por uma iniciativa semelhante: “Eu sou fruto de um centro de recuperação do Rio de Janeiro. Vivi à margem da lei até os 28 anos. Hoje tenho 63 anos e estou em plena atividade”. Nessa época, ele chegou a ser preso por três vezes, mas conseguiu superar, segundo ele, porque se encontrou espiritualmente com Jesus Cristo.  O pastor destacou a atuação do presidente da Câmara Gilzete Moreira (PSB) que já presidiu o Creame e conclamou os vereadores a olhar com mais atenção para as instituições que “estão fazendo trabalhos sociais que o Estado deveria fazer”. Um trabalho que, segundo o pastor, salva vidas que tem muito potencial ainda.

Responsabilidade de toda sociedade – O Pastor Jaimilson Almeida Cruz em seu pronunciamento destacou que Jesus resumiu a lei em amar a Deus e amar ao próximo. “O Creame leva a pessoa a ter um conhecimento de Deus”. Salientou que “cremos, como cristãos, que Deus pode mudar a vida de qualquer pessoa”, citando, como exemplo, o testemunho do Pastor José Barbosa. Finalizou destacando que “Deus vai usar o Creame cada vez. Que a cidade abrace essa causa. É uma responsabilidade de toda a sociedade”.

Um remédio que funciona – Segundo o pastor Gideon Almeida, um dos fundadores do Creame, a ideia do centro surgiu, em 1985, diante da necessidade de ajudar pessoas dependentes químicas que viviam marginalizadas na sociedade. A iniciativa partiu dele e dos pastores Carlos Sobreira e Ezequiel Monteiro, este já falecido. Almeida explicou que eles foram movidos pelo desejo de “dar uma oportunidade a essas pessoas de se libertarem, de se livrarem dessa terrível dependência”, pois sabiam que essas pessoas têm muita dificuldade em combater a dependência sozinhas, sem ajuda. “Eu nunca vi alguém que não tivesse um tipo de ajuda sozinha, só pela força de vontade, conseguir se livrar das drogas”. Gideon também parabenizou o presidente da Câmara Gilzete Moreira (PSB): “Desde o início ele sempre esteve nos ajudando, nos apoiando”. Fonte: Ascom – Câmara de Vereadores



Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)