Caraíbas: Governador acompanha Programa de rastreamento do câncer de mama

vestibular fainor 2014.2

Foto: Luan Vinícius - Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Luan Vinícius – Blog do Rodrigo Ferraz

Prevenção como instrumento de promoção da qualidade de vida. Com este objetivo, aproximadamente 1.200 mulheres, com idade entre 50 e 69 anos, que vivem nos municípios de Caraíbas e Maetinga, no sudoeste da Bahia, recebem atendimento até esta segunda-feira (19), do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama – Estratégia Itinerante. O governador Jaques Wagner e o secretário da saúde do Estado, Washington Couto, visitaram as duas cidades neste sábado (17) e conferiram de perto as ações do programa.

Em Caraíbas, o governador ressaltou a importância da prevenção e do diagnóstico. “Se a mulher não tem condições [financeiras] de fazer o exame, é nossa obrigação proporcionar isso. Estamos trabalhando para evitar o risco de quando a pessoa descobrir o câncer [de mama] já esteja em estágio avançado”.

Foto: Secom
Foto: Secom

De acordo com o secretário Washington Couto, por meio do programa estadual, quase 150 mil mulheres residentes em aproximadamente 200 cidades baianas fizeram mamografia. “Se o exame apontar alguma alteração na mama, a paciente é submetida à ultrassonografia. Se houver necessidade, também fazemos biopsia, radioterapia, quimioterapia, cirurgia e até reconstrução da mama [prótese de silicone]”.

Foto: Luan Vinícius - Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Luan Vinícius – Blog do Rodrigo Ferraz


Saúde, Sudoeste

Comentário(s)