Conquista: Professor do curso de comunicação da Uesb lança livro sobre jornalismo policial

revamp

DSC_0944

No próximo dia 20 de maio será lançado o livro Jornalismo Policial na Televisão Brasileira: gênero e modo de endereçamento, de autoria do professor Ms. Dannilo Duarte Oliveira. O lançamento acontecerá durante a abertura da IX Semana de Comunicação da Uesb, no Teatro Glauber Rocha, às 9 horas no campus de Vitória da Conquista.

O livro Jornalismo Policial na Televisão Brasileira, publicado pela Edições Uesb, analisa o modo de endereçamento dos programas Cidade Alerta, Brasil Urgente e Linha Direta, buscando, através do estudo comparativo, perceber como a televisão brasileira constrói o gênero programa jornalístico televisivo, em sua variação, ou subgênero, telejornalismo policial. O autor recorre aos operadores de análise de modo de endereçamento e é bem sucedido em mostrar o estilo e as diferentes estratégias construídas pelos programas na convocação de sua audiência.

Ao se recusar a tomar os programas como um objeto homogêneo colocado no limbo comum do sensacionalismo, ao considerar os programas como produtos comunicacionais em sua especificidade, o autor identifica diferentes estratégias construídas pelos veículos. Ao fazer isso, permite ver que as emissoras têm sido competentes em reconhecer diferenciação e segmentação de público e permite ver que relações comunicativas esses programas constroem com a audiência. É na relação comunicativa que estabelecem com sua audiência que esses programas constroem identidade e, ao mesmo tempo, constroem reconhecimento social para o gênero jornalismo policial.

Sobre o autor: O professor Ms. Dannilo Duarte Oliveira é lotado no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Uesb, e ministra aulas no curso de Comunicação Social/Jornalismo. Atualmente, está cursando o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, desenvolvendo pesquisas sobre Telejornalismo e Convergência. É também coordenador do grupo de Pesquisa Telejornalismo e Novas Tecnologias.



Bahia, Cultura, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)