Vitória da Conquista reivindica construção de Central de Abastecimento

por José Maria Caires*

DSC_0756

Vitória da Conquista é a primeira grande cidade do norte/nordeste para quem vem do sudeste do país. Isso faz dela o mais importante entroncamento do sudoeste baiano; considerada a capital  de uma região que engloba mais de 90 municípios da Bahia e de Minas Gerais.

Na posição de segunda maior cidade do interior do estado, menor apenas do que Feira de Santana, Vitória da Conquista tem alguns pontos positivos que a colocam em vantagem em relação à Princesa do Sertão. O primeiro é o aeroporto, que embora não atenda às necessidades do município, é o único da região. O segundo é a proximidade da ferrovia, que passa pelos municípios vizinhos de Tanhaçu e Brumado. O terceiro é a posição geográfica estratégica  em relação aos municípios do sudoeste baiano.

Algumas carências básicas de infraestrutura, no entanto, ainda impedem que o município desenvolva todo o seu potencial de crescimento. O movimento “Conquista pode Voar Mais Alto” está se organizando para alertar o governo sobre a necessidade urgentemente da construção de um Centro de Abastecimento que possa atender toda essa extensa região. Hoje o maior centro de abastecimento do norte e nordeste do país está em Feira de Santana.

Os grandes supermercados conquistenses são abastecidos por Feira de Santana. O mais curioso, é que as carretas que vem de São Paulo, passam nas portas dos supermercados de  Vitória da Conquista, viajam até Feira, e só depois retornam para abastecer o comércio local. A existência de uma central de abastecimento em Conquista, diminuiria esse percurso em pelo menos 800 km.

Sem alternativa, as carretas são obrigadas a ir até Feira de Santana descarregar as mercadorias, que são redistribuídas para Jequié, Guanambi, Brumado e Vitória da Conquista. O movimento Conquista Voar Mais Alto defende a construção de um grande centro de abastecimento, gerando muito mais emprego pra região, reduzindo custos de fretes e descongestionando a Rio-Bahia.  O projeto de viabilidade já foi feito pelo Governo do Estado.

Duplicação da BR 116

Na próxima segunda-feira o governador Jaques Wagner estará em Planalto.  Movimentos organizados da região e lideranças políticas locais pretendem aproveitar a visita para cobrar a duplicação da BR 116 (Rio-Bahia) no trecho entre Conquista e Planalto (40 km). Entre outro benefícios, isso contribuirá para  desobstruir o trânsito no Centro Industrial de Vitória da Conquista, e também no trecho quase sempre congestionado da  Lagoa das Flores.  Vale ressaltar, que neste percurso já está sendo cobrado o pedágio pela concessionária, mesmo sem a realização  das melhorias necessárias.

*José Maria Alves Caires – Coordenador do movimento “Conquista Pode Voar Mais Alto”



Artigos, Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)