Butecando – Colorado: Aipim com carne e o “Big Mac”

Por Leonardo Tavares

20140316_072954

Que o café da manhã é a principal refeição do dia e que quando acordamos temos que ter um dejejum reforçado para que possamos dar continuidade ao mesmo todos nós sabemos, não é verdade?  Mas, e quando você está de virote? Ahhhh, meu amigo, esqueça as padarias convencionais e vá tomar café neste local inusitado e que você já deve ter visto, mas não deu “osa”. O endereço? Terminal rodoviário de Vitóra da Conquista, mais conhecido como Lauro de Freitas, ao lado da Art coco. Lá você encontrará o melhor aipim com carne da cidade e o recém apelidado “big mac” conquistense. O ruim é só estacionamento.

Hoje, na Aba Butecando, O Colorado,  que tem como proprietários, garçons e cozinheiros  Piu e  Gúi. Não nos esqueçamos da simpatia que é a esposa de Gúi,  Cleide ou Kêu, pros mais chegados. Pessoas de fino trato, simples, não são de muita conversa, mas de uma paciência enorme pra aturar os rompedores da madrugada que estão lá logo cedo, em busca de suas iguarias.

20140316_073116

Confesso que só fui lá na virada da noite, quebrando a barra da manhã e talvez por isso nunca tenha visto uma criança no local, mas ele é frequentado por ambos os sexos. Sejam eles saindo de shows, indo trabalhar, começando ou iniciando uma ronda, motoristas de ônibus, donos das lojas adjacentes… Esse Colorado não é o filme, mas é um sucesso de público e bilheteria.

Lá não se vende bebida alcóolica, não tem DVD com músicas legais, mal tá ligado o rádio, você come ou no balcão ou em pé, de onde você vê todo o preparo do que vai comer, e o banheiro é unissex. “Ué Tavares, porque a matéria no Butecando então?” –  você me pergunta. Gente, é o lugar mais fim de noite, ou início de dia, de Conquista, onde todas as vaidades já se foram e só resta a fome e a vontade de se esticar mais a resenha para depois dormir feliz e forrado.

Viemos pra comer ou pra conversar? Peça um refresco, um suco, uma umbuzada ou até mesmo um café com leite enquanto pensa no que vai comer. Os salgados são todos do dia e se você conhecer a rotatividade do lugar saberá que não estou mentindo. Não fica um de um dia pro outro.

Já escolheu? Os mais famintos vão de aipim com carne. Um aipim molinho com uma carne que se você tentar fazer em casa nunca sai igual. “Põe um ovo?, pergunta Gúi, tentando reforçar o prato light para o café da manhã. O ovo frito é outro que você não consegue fazer em casa, algo inexplicável. Manteiga nenhuma é poupada no processo… NENHUMA.

“Ahhhh, é muita comida!”  não é, não! Você come que nem sente que comeu muito de tão saboroso que é. Peça então o Big Mac: pão, ovo e carne. Inigualável. 10 entre 10 madrugadores preferem e se você chegar às 10 da manhã tá arriscado não ter mais a carne. Sério.

os sábados, de manhã, rola uma espécie de feijoada. Um feijão com carne dentro,  que faz tanto sucesso que já vi briga pelo último prato. Acompanhe com uma pimentinha e reponha as forças pra um final de semana produtivo.

No maior estilo Drive Thru o  a clientela do colorado vai se modificando desde a sua abertura, às 5:30 da manhã, até o seu fechamento. Deixe a vaidade de lado e preze pelo sabor e por uma resenha a mais. Seja no inicio do dia ou durante o dia, faça o check-in no terminal rodoviário e pegue sua passagem para o  Colorado, que não fica nos EUA, mas com certeza é lugar que vale a pena ser visitado.



Artigos, Vitória da Conquista

Comentário(s)


2 responses to “Butecando – Colorado: Aipim com carne e o “Big Mac”

  1. Adorei , a lanchonete talvez mais antiga da cidade, merecia mesmo uma matéria tão bem escrita.
    Me deu muita vontade de ir comer um Bih Mac kkkkk.
    E não vou ficar na vontade não … Fuiii.

Comentários fechados