Conquista: Primeiros socorros na AABB salvam a vida de Jorginho Chagas; entenda a história

fainor

DSC_5640-001

O sócio e atleta Jorgenaldo Pereira Chagas, mais conhecido como Jorginho Tuchê, teve um mal súbito enquanto jogava a Copa Super Master na AABB de Vitória da Conquista, na última terça-feira (24). Jorginho tinha jogado por apenas dez minutos, antes de ter uma parada cardiorrespiratória.

A Associação Atlética Banco do Brasil/AABB mantém, durante todos os campeonatos oficiais, em sistema de plantão, um estudante de medicina indicado e supervisionado pelo médico ortopedista, Dr. Aloísio Alan. Graças a isso, quando Jorginho caiu no campo, o estudante de medicina da UESB, Rafael Almeida Pedra, prestou os primeiros socorros, até a chegada da equipe do SAMU, que considerou fundamental o trabalho de Rafael, o elogiando e afirmando que ele salvou a vida do atleta.

DSC_35891

Rafael foi uma espécie de anjo da guarda que estava no lugar certo, na hora certa, mantendo o coração de Jorginho batendo, através de massagens cardíacas, até a chegada da ambulância com o desfibrilador.

“Não imaginei que ele tivesse tendo uma parada cardiorrespiratória. Aí, coloquei a mão no pulso dele, estava sem pulso. Foi quando comecei as manobras de ressuscitação”, lembrou o futuro médico. Fonte: Ascom – AABB



Esporte, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)