Prefeitura já limpou cerca de 85% da Lagoa das Bateias e proporciona ganhos ambientais e turísticos ao local

O trabalho de limpeza e revitalização da Lagoa das Bateias completou um ano do início das obras. O pontapé inicial da Prefeitura aconteceu com a roçagem, capina, varrição e limpeza geral, no início de março de 2023. Após esta primeira etapa, o Governo Municipal, por meio do Deserg, iniciou a retirada das taboas, plantas aquáticas que se acumularam no local ao longo dos anos. Depois de um ano de muito trabalho, com a retirada de aproximadamente 85% do material orgânico, a população comemora a volta do espelho d’água, que não era visto há muito tempo. A intervenção, que vai beneficiar os praticantes de caminhada e corrida, bem como todos que passam pelo local, já proporciona ganhos ambientais e turísticos.

Ansiosa pelo resultado, a população acompanha as intervenções na lagoa. “Moço, é algo que deixa a gente até emocionado, porque estava tudo abandonado há anos, com mau cheiro. Deixei de correr aqui por causa do mau cheiro. Eu acredito que vai ficar muito bonito, aqui e a Avenida Brumado também. A gente já tinha perdido a fé. Antes entrava um, entrava outro e nunca fez isso que ela [Sheila] está fazendo. Estou gostando muito”, declarou Antônio Pereira, morador do bairro Brasil há 40 anos, ao parar para fazer uma foto na Lagoa das Bateias. Ele aproveitou o fim de tarde e conferiu de perto a paisagem que está cada vez mais bonita no local.

Quem também fez questão de ir à lagoa para apreciar a vista foi o morador do Conjunto da Vitória, Edvaldo Costa. “Tá bom demais. Antigamente, não tinha isso. Aproveitei pra dar uma olhada, tá ficando bonito demais. Não tem coisa melhor que ver a água, antes a gente só via as taboas”, disse.

No processo de revitalização da lagoa, a parte mais complicada é a retirada das taboas, que depende do trabalho de homens e máquinas. As escavadeiras hidráulicas, manuseada pelos trabalhadores, arrastam o material e depositam na área externa, para, em seguida, ser transportado em caçambas. Após meses de trabalho intenso, o coordenador de Deserg, Lucas Batista, ressalta a satisfação de ver esta etapa em fase de conclusão. Segundo ele, a vontade da prefeita Sheila Lemos, aliada à perseverança da equipe do Deserg, foram determinantes para alcançar, em um ano, os cerca de 85% da limpeza tão esperada pela população de Vitória da Conquista.

“Estamos celebrando um ano do começo da revitalização da Lagoa das Bateias. Um ano de muito trabalho, muita coragem, muita perseverança e determinação. A gente tem que agradecer a todos os nossos colaboradores que estão aqui. É motivo de celebração, de alegria. E em breve, vamos entregar a parte de revitalização, de infraestrutura que a prefeita Sheila, com seu olhar de mulher, olhar maternal, tem feito para Vitória da Conquista. É o Governo Para Pessoas, é o Deserg em ação. O trabalho está sendo feito para que a população possa receber e um dia comemorar e dizer que nós temos um parque ambiental, um local de lazer”, disse Lucas, emocionado.

“A equipe tem trabalhado diuturnamente e contribuído, ao máximo, com os reparos necessários. Em breve, o Parque das Bateias estará totalmente revitalizado e será um belo cartão postal da cidade. Os desafios foram grandes e continuam sendo, mas a equipe está vencendo graças à fé, garra e perseverança. Foram toneladas de trabalho, não apenas em peso, mas também em amor, dedicação, compromisso e zelo pela cidade”, completou.

Prefeita Sheila Lemos no lançamento da segunda etapa da requalificação

A expectativa da gestão municipal é que nos próximos meses, a obra esteja pronta para que a população de Vitória da Conquista possa usufruir da área totalmente revitalizada. “Não vamos desistir da lagoa e nem da zona oeste da nossa cidade. Revitalizar esse espaço era um sonho que fomos abraçando devagar, que o Governo para Pessoas assumiu para dar dignidade às pessoas que moram ou praticam suas atividades físicas na lagoa, e que, como nós, sonhavam voltar a ver o espelho d’água ou enxergar pela primeira vez essa beleza, como é o caso dos mais jovens que nunca tinham visto a lagoa como ela realmente é”, disse a prefeita.

Entre os moradores que têm esperança de ver o Parque Lagoa das Bateias revitalizado e que acompanham o trabalho desde o início está Alceu, que mora em frente ao museu há cerca de 10 anos. “A gente já sofreu muito com mato e inseto. Nós temos aí a prefeita Sheila Lemos que está realizando esse trabalho maravilhoso. Temos que agradecer primeiramente a Deus, à nossa prefeita e equipe, ao coordenador Lucas e os trabalhadores do Deserg. Estão todos de parabéns e nós ainda vamos ver a nossa lagoa pronta, um lugar turístico, que vai causar um impacto na nossa cidade, com área de lazer e outras coisas”, parabenizou Alceu José dos Santos.

Segunda etapa – A Prefeitura de Vitória da Conquista apresentou, no mês de fevereiro, o projeto da segunda etapa de revitalização do Parque da Lagoa das Bateias, que será executada pela VCA Construtora. O trabalho começou um dia dia após a prefeita Sheila Lemos anunciar o início das obras.

VCA Construtora realiza a segunda etapa da obra

De acordo com o projeto que detalha a segunda etapa de intervenções, está sendo feito o zoneamento do espaço, dividindo-o em várias áreas destinadas a atividades específicas, como Vila Esportiva, Vila Família, quadras de areia, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, redários, espaços exclusivos para a circulação de crianças e de animais de estimação, área especial para a contemplação da paisagem, entre outras novidades.



Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)