Conquista: Audiência Pública marca os 20 anos do curso de Direito da Fainor

A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou na noite desta terça-feira, 14, uma Audiência Pública para comemorar os 20 anos do curso de Direito da Faculdade Independente do Nordeste – Fainor.

A iniciativa é do mandato do vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PTB) e reuniu professores, alunos e profissionais oriundos do curso de Direito da Fainor. “O Poder Legislativo é o poder mais próximo da população e fico muito honrado em ter nessa Casa alunos e colegas do Direito da Fainor numa noite tão importante para nós”, declarou o vereador. Edivaldo destacou ainda a contribuição da faculdade na formação dos profissionais do Direito ao longo das duas últimas décadas. “Nesses 20 anos, temos mais que diplomas pendurados nas paredes. Temos um legado que é resultado desse farol de sabedoria que se tornou a Fainor”, comemorou.

Reconhecimento Institucional e contribuições para a sociedade – O diretor geral da Fainor, professor Ítalo Brito, afirmou que o curso de Direito tem desempenhado um papel vital na formação de juristas, advogados e profissionais do sistema jurídico. “A Fainor chega à Casa do Povo para comemorar os 20 anos do curso de Direito da nossa instituição. Fico honrado em ser o porta voz na celebração desse feito. Em nome de todos que passaram, que estão presentes e que virão, quero agradecer essa honraria. Tenho certeza que continuaremos brilhando como instituição, transformando vidas por meio da educação”, afirmou Ítalo. “Ao completar duas décadas, o curso de Direito não apenas celebra seu passado, mas reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e a formação de profissionais éticos e capacitados”, pontuou o diretor.

Qualidade e comprometimento – Representando a mantenedora da Fainor, Iuri Andrade afirmou que a energia dessa faculdade é muito boa por causa dos alunos, dos egressos, professores, coordenação e toda a comunidade da instituição. De acordo com ele, a Fainor tem 22 anos de existência e tem apenas um CNPJ, o que demonstra qualidade e comprometimento da instituição. Segundo Andrade, é satisfatório ver os egressos brilhados em todos os âmbitos, seja na Câmara Municipal, na Prefeitura, nos concursos, entre outros. Para concluir, pediu que os alunos confiem na instituição, porque a Fainor confia nos seus estudantes.

Curso de excelência – Representando os docentes do curso de direito da Fainor, o advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados Subseção Vitória da Conquista, Ronaldo Soares, iniciou seu discurso destacando a importância da presença massiva dos estudantes, egressos, professores e todas os presentes que ajudaram a escrever a história desse curso. Segundo ele, a política e o direito são os precursores na busca ideal pelo bem comum, por isso, a realização dessa audiência na Câmara Municipal se mostrou satisfatória. Ao falar sobre a Fainor, o advogado disse que o  papel da instituição é formar pessoas que buscam desempenhar um papel relevante na busca por dias melhores, com mais justiça e igualdade. “Há 20 anos atrás, quem almejava conhecer as leis e atuar na construção do bem comum por meio do direito, deveria sair do sertão e ir para as grandes cidades, como aconteceu comigo”, declarou. De acordo com Soares, o curso de direito na Fainor tornou acessível o estudo dos pobres que desejavam mudar de vida através dos estudos. Por fim, destacou e parabenizou o papel dos professores.

Duas décadas e muitos desafios superados – O Procurador Geral de Vitória da Conquista, advogado Jônatan Nunes Meireles, destacou a relevância da Fainor para a comunidade conquistense. “Mostramos para todo país que uma instituição local como a Fainor tem competência para entregar conhecimento e produzir Ciência. Nesse sentido quero parabenizar toda comunidade da Fainor”, afirmou. O procurador ainda lembrou dos desafios superados pela instituição e pelo curso de Direito ao longo desses 20 anos. “A Fainor é um fenômeno educacional no interior da Bahia. Esse é o resultado de muita persistência sobre um projeto que aglutinou toda uma região”, pontuou.

Os alunos levam o nome da Fainor – Representando o Centro Acadêmico Machado Neto, a estudante Rebeca Kauane parabenizou todos os discentes do curso de direito, porque, segundo ela, eles merecem os aplausos, dado que levam o nome da Fainor para vários lugares, mostrando que o Nordeste tem seriedade e educação de excelência. “São essas pessoas que são responsáveis por fazerem o nome da Faculdade Independente do Nordeste”, afirmou. A estudante também parabenizou o corpo docente, que apresenta o direito para além da decoração de leis. Ainda em sua fala, Rebeca Kauane destacou a nomeação da nova coordenadora do curso, Jamille Alves da Silva, que é uma “mulher forte, que representa a força da Fainor”.

O elo entre teoria e prática – A professora Micheline Flores destacou a importância do Núcleo de Práticas Jurídicas na formação dos acadêmicos ao longo desses 20 anos. “No universo acadêmico do curso de Direito, o Núcleo de Práticas Jurídicas assume um papel de destaque e importância inquestionáveis. Mais do que um espaço físico, o núcleo é uma ponte crucial que conecta a teoria aprendida em sala de aula com a prática jurídica do mundo real”, destacou. Nesse sentido, destacou a formação dos futuros advogados e como essa experiência prática contribui para o desenvolvimento profissional e ético dos estudantes. Para Micheline, sobram motivos para comemorar os 20 anos do curso de Direito da Fainor. “Olhando para trás, percebemos o quanto nossa instituição cresceu. Comemoramos não só a passagem do tempo, mas a nossa evolução no ensino do Direito. Somos uma história que fala sobre a paixão pelo conhecimento, amor pelo Direito”, declarou.

“A Fainor é uma referência para nós” – O advogado e ex-vereador Alexandre Pereira, iniciou o seu pronunciamento demonstrando o seu respeito e admiração pelo vereador Edivaldo Ferreira Jr e seu, Edivaldo Ferreira. Segundo Pereira, a comemoração dos 20 anos do curso de direito da Fainor na Câmara Municipal é de grande alegria, porque foram duas instituições que tiveram um papel fundamental para a sua vida, que possibilitaram meios para contribuir com o avanço da sociedade. Em sua fala, ele destacou a referência que é a Fainor para quem estudou e estuda nessa instituição, além disso, pontuou alguns momentos de dificuldades e os dilemas enfrentados pela primeira turma de direito, que esperou ansiosamente pelo reconhecimento do curso. Por fim, pautou a importância dos professores, que são os responsáveis por despertar o gosto pelo conhecimento.

Perspectivas para o futuro – A Coordenadora do colegiado do curso de Direito, Professora Jamile Alves, celebrou as conquistas do passado e enfatizou o olhar otimista para o futuro. “O curso de Direito continuará evoluindo para atender às demandas dinâmicas da sociedade. A integração de tecnologias, a internacionalização do ensino jurídico e a formação de profissionais éticos e responsáveis são apenas algumas das expectativas para os próximos anos”, garantiu a coordenadora. Assim, ela parabenizou todos os alunos e professores do curso. “Que os próximos 20 anos sejam tão inspiradores quanto os que passaram, consolidando o curso de Direito como um farol de conhecimento e ética no cenário jurídico”, pontuou.

“Nós acreditamos na Fainor” – Representando os egressos da primeira turma de direito da Fainor, Danilo Rocha disse que hoje milita e atua ativamente ao lado daqueles que foram os seus mestres durante a graduação. Segundo o advogado, a Fainor deixou um grande legado com o curso de direito. Além disso, destacou a crise vivida pela instituição em 2006. “Nós ajudamos a Fainor a se sustentar, nós acreditamos na Fainor”, declarou. Ainda em sua fala, Rocha afirmou que a Fainor foi uma das instituições que lutaram pela realização da prova da OAB em Conquista. “Somos a última turma que fez esse exame de ordem fora de Vitória da Conquista”, disse. Infelizmente, o advogado pautou algumas perdas durante a graduação, a exemplo do colega Daniel Sala, que morreu em um acidente de trânsito faltando 18 dias para a formatura. Segundo ele, os colegas Paulo Barbosa, Emile Ferraz e Onildo Oliveira, que também faleceram, deixaram seus legados e contribuições no curso de direito da Fainor. Para concluir sua fala, pediu que os estudantes vivessem a faculdade intensamente, aproveitando tudo o que ela pode proporcionar.



Destaques, Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)