Conquista: 24º ENCONTRO NACIONAL DE CAPOEIRA FOI REALIZADO NESTE FIM DE SEMANA

O Encontro Nacional de Capoeira, com o tema ‘‘AJEUM DE PRETO’’ foi realizado nos dias 08 a 10 de setembro, no Sítio Sul Eventos, em Vitória da Conquista. Em sua 24° edição, o evento foi promovido pelo Movimento Cultural Consciência Negra (MCCN) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (IDAC), e o patrocínio foi do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) e da Superintendência Estadual de Fomento ao Turismo (Sufotur). O evento também contou com o apoio do deputado estadual Fabrício Falcão.

O Ajeum de Preto foi uma verdadeira festa da cultura popular, o evento reuniu cerca de 150 pessoas de diferentes idades e experiências. O evento teve a capoeira exaltada como uma expressão de resistência e tradição, marcada pela energia contagiante dos capoeiristas, que mostraram a importância de preservar e difundir essa manifestação artística tão representativa da cultura afro-brasileira.

Entre os Mestres que participaram do evento e compartilharam suas vivências, estava o Mestre Jogo de Dentro que fundou o Grupo Semente do Jogo de Angola em 1990 em Salvador ao lado de Mestre João Pequeno de Pastinha. Ele ressaltou que ‘‘a capoeira vai além do corpo e da música, ela faz parte da identidade negra’’, por isso se dedica em disseminar a capoeira de angola no Brasil e no mundo juntamente com o seu grupo.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar diferentes aspectos da capoeira, conhecendo suas técnicas, movimentos e valores históricos e ressignificando os saberes deixados pelos ancestrais. Além das vivências proporcionadas pelos mestres, a programação foi diversificada, com a realização de apresentações culturais, oficinas, samba de roda, rodas de capoeira, batizados, trocas de cordel, noite cultural e muito mais.

“O Ajeum de Preto foi um evento muito positivo, onde mais uma vez a nossa cultura foi fortalecida, onde nós, o povo preto, vivenciamos com muita emoção a ancestralidade dentro do evento, com a presença dos amigos que vieram pra somar, o evento foi um sucesso. A capoeira é parte importante da nossa identidade e merece ser valorizada, representa a história de resistência e superação, por isso é fundamental que a cidade promova eventos como esse que valorizam a capoeira, ressaltou o Mestre de Capoeira e um dos organizadores do evento, Fernando (Ferrugem).

A capoeira, além de promover a integração entre os capoeiristas, contribui para a difusão da cultura popular na cidade. Essa manifestação cultural é rica em história e simbolismo, e valorizá-la é valorizar a identidade do povo brasileiro.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AÇÃO COMUNITÁRIA (IDAC).



Cultura, Destaques, Esporte, Vitória da Conquista

Comentário(s)