O concurso não tem cotas raciais porque Sheila não quis – dispara Xandó

No último edital para concurso público em Vitória da Conquista, publicado no dia 7 de junho, foram abertas 214 vagas para profissionais da educação, porém, chamou a atenção a ausência de cotas raciais no processo seletivo. O vereador Xandó fez um questionamento à prefeita Sheila Lemos, afirmando que a falta dessas cotas se deve à falta de ação da gestora.

Segundo Xandó a ausência de cotas raciais no edital não se trata de uma omissão, mas sim da inexistência de legislação municipal que as regulamente. Ele destacou que somente o poder executivo, através de um decreto ou enviando um projeto de lei à Câmara, tem o poder de estabelecer essas cotas. “Nosso mandato cobrou inúmeras vezes, fizemos campanhas com o tema, colocamos outdoor na rua, enviamos para a prefeita uma indicação de projeto de lei, mas ela não tomou providências. Em síntese: não temos reservas de vagas para a população negra porque Sheila não quis.” afirmou o vereador.

Esse debate levanta importantes questionamentos sobre a necessidade de políticas afirmativas no âmbito municipal, visando promover a igualdade de oportunidades. A ausência de cotas raciais no concurso da educação de Vitória da Conquista demonstra a importância de uma ação efetiva do poder público para combater as desigualdades sociais e garantir a inclusão de todos os grupos étnicos.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)