Conquista: Solenidade de benção marca a instalação do Tribunal Interdiocesano

No início da manhã desta quinta-feira (15), aconteceu solenidade de bênção das instalações canônicas do Tribunal Interdiocesano de Vitória da Conquista. Localizado na Galeria Dom Climério (Centro), o tribunal é responsável pela atribuição judicial da Igreja Católica, examinando, discutindo e decidindo assuntos de competência da igreja, a exemplo de nulidade de casamentos, aplicando para isso a lei e o direito eclesiástico.

A cerimônia contou com a presença de bispos, padres e outros religiosos do município e cidades vizinhas, além da prefeita de Conquista, Sheila Lemos, representantes da Câmara de Vereadores, a exemplo do presidente do legislativo, Luís Carlos Dudé. Na ocasião, o Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes, fez um rápido histórico da criação do tribunal, incluindo autorizações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da jurisdição eclesiástica da Igreja Católica em Roma.

O arcebispo mencionou também que o tribunal é uma instância técnica e jurídica importante na resolução de conflitos entre membros da igreja e tem o objetivo de acolher as pessoas e situações que lá chegarem.

Para a prefeita Sheila Lemos, a implantação do tribunal no município representa um grande avanço para a comunidade católica no que diz respeito à resolução de questões ligadas à igreja e que agora poderão ser decididas por aqui. “Nós temos uma arquidiocese que atende 20 municípios da região, totalmente preparada e comprometida com as causas sociais e com a comunidade em geral, sendo para todos nós uma alegria a criação desse órgão aqui em nossa cidade”, destacou a prefeita.

 



Conquista, Destaques, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)