Boa notícia! Secretária fala que Conquista pode sair de pandemia em breve

Nesta sexta-feira (11), completaram dois anos desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o mundo entrou na pandemia da Covid-19. Mas com a chegada da vacinação contra a doença e o avanço, depois de muitas e muitas mortes, enfim a situação parece estar melhorando.

Em Vitória da Conquista a situação não é diferente, em entrevista para a TV Sudoeste, a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, disse que os números da pandemia têm caído bastante no município neste mês de março, e que muito dessa queda de casos confirmados e mortes está relacionado diretamente ao avanço da vacinação, cenário que Vitória da Conquista está bastante adiantado, principalmente com a 1ª e 2ª doses do imunizante.

Na mesma entrevista, Ramona Cerqueira declarou que a SMS continuará avaliando os boletins epidemiológicos das próximas semanas, e que se continuar favorável, Vitória da Conquista poderá deixar de estar numa pandemia e reduzir para uma situação de endemia.

A endemia é uma doença de causa e atuação local. Ela se manifesta com frequência em determinada região, mas tem um número de casos esperado – um padrão relativamente estável que prevalece. Uma pandemia é a disseminação mundial de uma doença (epidemia). Ela pode surgir quando um agente  infeccioso se espalha ao redor do mundo e a maior parte das pessoas não são imunes a ele.



Cultura, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)