Na manhã desta sexta-feira, 14, os vereadores Luciano Gomes e Ricardo Babão, ambos do PCdoB, se reuniram com diretores das empresas de transporte coletivo de Vitória da Conquista (Viação Rosa e Atlântico), para solicitar o adiamento da medida que reduz a carga horária de trabalho dos cobradores que atuam no transporte urbano do município.
Segundo os parlamentares, existe uma preocupação geral da categoria sobre a possibilidade de a redução passar à extinção do cargo de cobrador, o que implicaria na demissão em massa de muitos trabalhadores. “Não podemos permitir que isso aconteça, porque muitos pais e mães de família serão atingidos com essa decisão. Pedimos o adiamento dessa decisão até que a gente consiga encontrar uma solução que contemple a todos”, disse Luciano Gomes.
Para Ricardo Babão, o momento não é para se pensar em redução de salário ou em demissão. “Vivemos um momento de pandemia que está afetando o país inteiro, inclusive o nosso município. Então, como podemos permitir que isso ocorra num momento tão complicado como esse?” questionou Babão.
A nova medida a ser adotada pelas empresas começa a valer na próxima segunda-feira, 17, mas os vereadores pediram adiamento do prazo de início. De acordo com eles, os diretores parabenizaram a iniciativa e disseram que vão pensar na proposta dos vereadores, e uma resposta deve ser dada ainda nesta sexta-feira.