Conquista: Confira quem seriam os vereadores eleitos se o ‘Distritão’ estivesse valendo

Aprovada pela Comissão Especial para Reforma Política da Câmara dos Deputados, a PEC – 77/03 acaba com o atual sistema de eleições proporcionais para deputados e vereadores, implantando o ‘Distritão’, onde os candidatos mais votados são eleitos, independente dos partidos a que pertençam.

Caso seja aprovado pelo plenário da Câmara e confirmado pelo Senado, o novo sistema modificará radicalmente o quadro eleitoral, abolindo o chamado ‘voto de legenda’, que vez por outra elege parlamentares com pouquíssimos votos, em detrimento daqueles que obtiveram votações expressivas mas que ficaram de fora.

Para a compreensão comum, o sistema de voto proporcional é uma enorme injustiça, mas para a sobrevivência das pequenas legendas partidárias, é a “mão na roda”. Para os opositores, a mudança agora é casuística e decreta o fim dos partidos ‘ideológicos’ e o monopólio das grandes legendas.

Veja como ficaria a Câmara de Vitória da Conquista se o ‘Distritão’ estivesse valendo, em levantamento feito pelo repórter Ricardo Gordo:

Lúcia Rocha (DEM)
Gilmar Ferraz (PMDB)
Fernando Jacaré (PT)
Luciano Gomes (PR)
Luis Carlos Dude (PTB)
Álvaro Pithon (DEM)
Cícero Custódio (PSL)
Ricardo Babão (PSL)
Danilo Kiribamba (PCdoB)
Sidney Oliveira (PRB)
Nildma (PCdoB)
Nelso de Vivi (PCdoB)
Valdemir dias (PT)
Adinilson ( PSB)
Rodrigo Moreira (PP)
Osmario ( PMDB)
Dr Anderson (PCdoB)
Professor Cori (PT)
Joaquim libarino (PCdoB)
Viviane ( PT)
Júlio Honorato (PT)


Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)