Coluna Saúde: Psoríase – que doença é esta?

Por Drª  CRYSTHIANE VALERA – DERMATOLOGISTA MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA

CLÍNICA SANTÈ (Avenida Otávio Santos – Centro Médico Altamirando da Costa Lima)

Drª Crysthiane Valera é DERMATOLOGISTA e MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA
Drª Crysthiane Valera é DERMATOLOGISTA e MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA

A psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa, que apresenta períodos de melhora e de piora. Sua causa é desconhecida, mas sabe-se que pode ter causas relacionadas ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.

É importante lembrar: a doença NÃO É CONTAGIOSA e o contato com pacientes NÃO PRECISA SER EVITADO.

xcoluna-saude
SINTOMAS
Os sintomas da psoríase variam, conforme o tipo da doença, mas podem incluir:

• manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas
• pequenas manchas escalonadas
• pele ressecada e rachada, às vezes, com sangramento
• coceira, queimação e dor
• unhas grossas, sulcadas ou com caroços
• inchaço e rigidez nas articulações

Em casos de psoríase moderada pode haver apenas um desconforto por causa dos sintomas; mas, nos casos mais graves, a psoríase pode ser dolorosa e provocar alterações que impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente. Assim, o ideal é procurar tratamento o quanto antes.

Além disso, alguns fatores podem aumentar as chances de uma pessoa adquirir a doença ou piorar o quadro clínico já existente, dentre eles:

• Histórico familiar
• Estresse
• Obesidade
• Tempo frio, pois a pele fica mais ressecada; A psoríase tende a melhorar com a exposição solar.
• Consumo de bebidas alcóolicas.
• Tabagismo

DIAGNÓSTICO

Há vários tipos de psoríase, e o dermatologista poderá identificar a doença, classificá-la e indicar a melhor opção terapêutica. Dependendo do tipo de psoríase e do estado do paciente, os ciclos de psoríase duram de algumas semanas a meses.

TRATAMENTO

O tratamento da psoríase é essencial para manter uma qualidade de vida satisfatória. Nos casos leves, hidratar a pele, aplicar medicamentos tópicos apenas na região das lesões e exposição diária ao sol são suficientes para melhorar o quadro clínico e promover o desaparecimento dos sintomas.

Nos casos moderados, quando apenas as medidas acima não melhorarem os sintomas, o tratamento com exposição à luz ultravioleta A, PUVAterapia, faz-se necessário. Esta modalidade terapêutica utiliza combinação de medicamentos que aumentam a sensibilidade da pele à luz, os psoralenos (P), com a luz ultravioleta A (UVA), geralmente em uma câmara emissora da luz. A sessão da PUVAterapia demora poucos minutos e a dose de UVA é aumentada gradualmente, dependendo do tipo de pele e da resposta individual de cada paciente ao tratamento. O tratamento também pode ser feito com UVB de banda larga ou estreita, com menores efeitos adversos, podendo inclusive ser indicado para gestantes.

Já em casos graves, é necessário iniciar tratamentos com medicação via oral ou injetáveis.

A psoríase pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e na autoestima do paciente, o que pode piorar o quadro.

Assim, o acompanhamento psicológico é indicado em alguns casos. Outros fatores que impulsionam a melhora e até o desaparecimento dos sintomas são uma alimentação balanceada e a prática de atividade física.

Nunca interrompa o tratamento prescrito sem autorização do médico. Esta atitude pode piorar a psoríase e agravar a situação.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)