Conquista: Após arrastões e muitos assaltos, estudantes da UFBA bloqueiam a Avenida Olívia Flores em protesto

novo horizonte

ufba protesto olivia

Conforme divulgado no Blog do Rodrigo Feraz, uma onda de arrastões tem assustado estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus de Vitória da Conquista.

Na última semana, por exemplo, dois bandidos armados agiram em frente ao ponto de ônibus do Cemae, roubando celulares, bolsas e demais pertences pessoais das vítimas.

Na manhã desta segunda-feira (08) diversos estudantes da instituição fizeram um protesto e bloquearam a Avenida Olívia Flores.

Uma nota foi divulgada de forma oficial cobrando para que todos os ônibus que operam no transporte coletivo transitem nas proximidades da UFBA.

Leia a nota na íntegra:

Arrastão com os estudantes da UFBA, Que Horas o Ônibus passa?

Primeiramente, Fora Temer!

Nós, estudantes e trabalhadores (as) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) há muito tempo sofremos com a falta de ônibus que façam esse trecho, com a falta iluminação e segurança pública. As empresas privadas alegavam que não seria lucrativo fazer o trajeto da UFBA, sendo que o trajeto demora aproximadamente 1:30 e garante a segurança de TODOS (AS)! Diversas atividades ocorrem no período da noite e todos (as) têm medo de voltar para casa, como cursinho pré-vestibular, curso de inglês, reuniões e outras tentativas de construir atividade acabam sendo esvaziada devido o perigo de deslocamento da UFBA até o ponto do CEMAE na Av. Olívia Flores. Nós, estudantes, somos restringidos de utilizar a Universidade no período da noite, e quem o faz, corre o risco de ser assaltado, violentado, etc., como aconteceu ontem (04/08/2016), que houve um arrastão nesse trajeto e este, não foi um caso isolado.

Além disso, temos ciência de que não é apenas o acréscimo da rota dos ônibus que irá nós manter em segurança. Por isso, estamos acionando a Prefeitura e a o Serviço de Segurança Pública para garantia da nossa segurança e iluminação nesse trajeto. É necessário que todo o Poder Público se atente a essas questões, que sem dúvidas não ocorrem apenas na UFBA, mas em diversos bairros, principalmente periféricos de Vitória da Conquista – Bahia, onde nós não temos garantia do Direito à Cidade, pois a todo o tempo somos restringidos a andarmos pelas ruas sem que o Estado garanta nossa segurança.

#QueremosTodosOsÔnibusPassandoPelaUFBA
#DireitoàCidade

Ellen Lima
Militante do Movimento Estudantil da UFBA-IMS/CAT
e do Levante Popular da Juventude

 



Destaques, Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)