Tome Nota: Não, não é uma estrada, é uma viagem!

a518d61a-269b-4890-b507-1d15963cee9a

6c2c3e1f-61e9-4f1e-941a-834d140e9521

Por Mariana Kaoos

Bom dia, boa tarde, boa noite, senhoras e senhores. Estamos aqui em mais uma terça-feira de outono provocante, surpreendente e cheia de planos para o restante da semana. Todo início de semana é o dia D, o momento exato de se deixar pensar nas mais fabulosas ideias de amor e cultura e preparar a mente e o coração para realiza-las com muito afinco e simplicidade. Vocês já tomaram suas doses diárias de sonho e beleza?

Olha, eu sim. É com muita alegria existencial que eu vos anuncio que estarei iniciando mais uma aventura antropofágica lá pelas terras da Cidade da Bahia. Isso mesmo, meus queridos, parto hoje rumo à Salvador, a fim de explorar, conversar, produzir, conhecer e experimentar todas as possíveis formas de arte que andam pintando por lá. A perspectiva é de proporcionar um intercambio cultural, uma troca de narrativas tupiniquins  para que vocês possam se deliciar com isso. Ou, referendando Oswald de Andrade, estou indo à Salvador, só para confirmar mais uma vez que a alegria realmente é a prova dos nove.

É claro que, a empreitada não seria possível sem o apoio de algumas maravilhosas pessoas que pensam e investem na cultura. Então, acredito que seja de extrema importância reverenciar alguns nomes como o Educandário Santa Rosa e os nossos excelentíssimos deputados estaduais Fabrício Falcão (PC do B) E Zé Raimundo (PT). Certamente que sem eles, a viagem não se concretizaria de forma real.

Agora falando do que realmente interessa, pelo que vi aqui e ali, essa semana só terá programação da pesada em Salvador. Vocês querem ficar ligados no que ocorrerá por lá? Então, deem um clique, abaixem a tela e prestem bem atenção:

Vou aprender a ler pra ensinar meus camaradas:

você é o que lê

E como começar as programações culturais se não com o pé direito? Nessa terça-feira, a partir das 19 horas, a Livraria Cultura, do Shopping Salvador, estará promovendo um espaço bacanaérrimo com foco na literatura. Intitulado Você É O Que Lê, o evento contará com as presenças dos lindos do Gregório Duvivier, Xico Sá e Maria Ribeiro.

A proposta é de promover um diálogo acerca da influencia da leitura na formação de um ser, ou seja, desde a infância até a sua fase adulta e de como isso gera novos autores. Outro ponto é o de provocar a reflexão sobre esses nossos novos formatos de narrativas consumidos através (e principalmente) das redes sociais, explicitando os impactos dessas leituras na formação do que chamamos de sociedade contemporânea.

Você É O Que Lê estreia em Salvador, mas não fica por aí. O projeto passará por outras cidades brasileiras como Recife, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Delícia orgástica, não é mesmo?

Ah, para quem não sabe, Xico, Maria e Gregório acabaram de lançar uns livros bem bacanas (Os Machões Dançaram, 38 e Meio e Percatempos: Tudo Que eu Faço Quando Não Sei O Que Fazer, respectivamente) que estarão sendo vendidos no espaço.

A entrada será franca, contudo, ela é limitada (apenas para 200 pessoas). Portanto, é necessário garantir senhas que serão disponibilizadas a partir das dez horas de hoje, dia 9 de maio. Quem estiver por Salvador, topa fazer esse programinha comigo?

No Porto da Barra todo mundo agarra, mas não pode amar:

porto da barra

E quarta feira é dia de praia sim ou com certeza? Sim e com certeza! Durante umas boas décadas o Porto da Barra foi considerado o local que aglomerava os maiores artistas e pessoas boa pinta da região. Era lá que os encontros se davam, a música corria e a poesia era feita, diante do mar, apreciando o por do sol.

A bem da verdade é que já tivemos uma atenção maior para o local. Na minha adolescência, me lembro bem que, durante o verão, sempre rolava um palco com shows de artistas bacanas que, visivelmente, gostavam e cuidavam do Porto. Foi lá que vi algumas apresentações como a de Lanlan, Davi Moraes e Preta Gil e até mesmo do grupo cubano Buena Vista Social Club.

Depois de um tempo, as programações culturais foram minguando. Hoje, sempre que vou ao Porto da Barra vejo um novo cenário, mais sujo e vazio de arte. Contudo, acredito que seja super necessário ocuparmos o Porto e devolvermos o seu charme e o seu brilho de outrora. Se formos esperar por Netinho, rei das Terras Acimentadas, a coisa não vai. Logo, quem tem que modificar o cenário somos nós, né mores.

Portanto, precisamos continuar indo com nossos livros de poesia, nossos instrumentos musicais e nosso encanto e elegância para retransformarmos o Porto da Barra em uma célula de produção criativa. Quarta-feira é dia de mar!

Já posso falar sobre o meu aborto?

somos todos clandestinas

Para delírio da moçada e consciência e reflexão da sociedade em geral, a peça Somos Todas Clandestinas, voltou com tudo para uma nova temporada de outono. Dessa vez, ela estará acontecendo no charmosérrimo Teatro Gamboa Nova, ali, pertinho do Largo dos Aflitos.

Já falei da peça algumas vezes por aqui, mas tornarei a repetir, meu amor: ai ai ai. Somos Todas Clandestinas é um espetáculo realizado por uma equipe de artistas feministas que pensam a arte como um possível espaço de transformação e exposição dos problemas sociais que nos rondam e atingem diretamente as nossas existências.

Ou, nas palavras delas, Somos Todas Clandestinas é “a tentativa de representação de um discurso coletivo, múltiplo, e tem como linha e agulha relatos verídicos de mulheres que abortaram clandestinamente, somados aos versos de poetas latino-americanas”.

O monólogo é encenado pela atriz Maíra Guedes que, em palco, é dilacerante, voraz e precisa. A primeira vez que assisti à peça saí dela inebriada, com um misto de choque, peso e lucidez. Como já é sabido por todos que o Somos Todas Clandestinas sempre muda uma coisinha aqui e ali, é óbvio, claro e evidente que eu não poderei deixar de comparecer e aplaudir a coragem e força dessa nova temporada.

Bom, os ingressos estão no valor de 20 reais a inteira e dez a meia e a peça fica em cartaz todas as quintas e sextas (05,06,12,13,19,20,26,27). Para quem resolver pintar pela nossa capital ao longo do mês, vou logo indicando que Somos Todas Clandestinas é uma das melhores opções culturais.

Vou mostrando como sou e vou sendo como posso:

novos baianos

Eis aqui a notinha que vai falar do dia mais esperado de todos. É o seguinte, depois de pouco mais de dois anos de reforma, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves ficou pronta. E, para dar início a sua nova fase que, espero eu, seja fértil e popular, nada melhor do que convidar alguns artistas incrivelmente estonteantes para inaugurar o espaço.

Sendo assim, a programação foi pensada da seguinte maneira: Na sexta-feira quem subirá ao palco da Concha será a nossa abelha rainha, Maria Bethânia. O show, no entanto, é só para convidados. Importante ressaltar que isso de ser só para convidados vai destinar 90% dos ingressos para instituições de caridade. Bacana, não é?

Já no sábado, quem irá comandar a noite na Concha será nada mais nada menos que Carlinhos Brown (convidando Lazzo) e o grupo Baiana System (convidando Ney Matogrosso). E bom, finalizando o fim de semana, quem se apresenta no domingo é o grupo Novos Baianos com (pasmem vocês!) formação original. Acho que não preciso nem falar da importância desse acontecimento histórico, ou preciso?

Ok, então vamos lá: Novos Baianos foi um dos mais importantes e férteis grupos brasileiros a partir da década de 1960. Para vocês terem ideia, Moraes Moreira foi o primeiro cantor de trio elétrico no carnaval de Salvador e seu nome é referência até hoje em dia. O grupo estarrou e desconstruiu diversos conceitos sociais da época. Seus integrantes, por exemplo, moravam todos juntos, numa espécie de comunidade alternativa, no Rio de Janeiro.

Por diversos motivos, após um tempo, o grupo se separou e cada qual seguiu na sua carreira solo. E agora, precisamente neste domingo, 15 de maio de 2016, eles irão se reunir para fazer esse show. Show, diga-se de passagem, com o propósito de homenagear o pai de todos nós, João Gilberto, e focado no disco Acabou Chorare. É, queridões, esse é aquele preciso momento em que eu digo: Quem não for vai perder.

Mas não precisam ficar chorando, porque Kaoosinha aqui vai cobrir e passar todas as informações e todas as sensações provocadas por esse reencontro. Fiquem ligados.

162bfd6e-cb35-4823-a649-d42d9f1148d7



Bahia, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)