Opinião: Uma cidade para se viver

fainor

Por *Ivan Cordeiro

12571000_1065872680129494_246757557_n

“A cidade é a pauta: o século 19 foi dos impérios, o século 20, das nações, o século 21 é das cidades” (Carlos Leite). Elas são o lugar das diversidades, oportunidades, sonhos e desafios. As grandes mudanças e inovações acontecem no cenário urbano. Precisamos reinventar o espaço onde a vida acontece porque ela é dinâmica e requer de nós atualizações constantes. Acredito que a reinvenção das cidades tem que acontecer de modo inteligente para que elas não cresçam desordenadamente.

Vitória da Conquista é o exemplo de uma cidade que precisa se reorganizar. O centro da cidade já não comporta o fluxo tão alto de automóveis. É necessário que as pessoas tenham mais espaço e segurança para transitarem pelas ruas. O terminal de ônibus precisa de uma solução inovadora que respeite os usuários e possibilite um fluxo mais seguro para os ônibus. As ruas do centro podem ganhar alguns calçadões facilitando a vida de todos, como por exemplo, a travessa Goés Calmom. O importante é tentar evitar um trânsito confuso bem no coração da cidade.

A transformação de uma cidade passa primordialmente por mentes comprometidas com ideias inovadoras. Não é possível termos cidades criativas se não conseguirmos enxergar além de alguns aspectos básicos e comuns da vida urbana. O próximo gestor da nossa cidade precisa administrar olhando para o futuro. Não podemos permanecer mais com os olhos no retrovisor. Gestão pública se faz com inovação constante. Por isso, é importante que o gestor tenha equipes técnicas ao seu lado e que façam de cada secretaria um lugar de práticas transformadoras.

A cidade só tem a ganhar com uma reestruturação inteligente. O que mais as pessoas procuram é justamente uma cidade para se viver, de maneira organizada, dinâmica e atrativa. Uma gestão mais eficiente para os próximos 20 anos é o que precisamos. O que foi feito até aqui pode ser considerado importante, todavia, podemos avançar muito mais. Juntos, a gente Conquista.

*Ivan Cordeiro tem 32 anos, é formado em administração e lidera o Movimento Amigos de Conquista.