Tome Nota de Verão: Um giro pela cena cultural conquistense e o que vem por aí!

´tex encomendas

Por Mariana Kaoos

O melhor lugar do mundo é aqui e agora:

Alô alô amantes da cultura de todo esse meu Brasil Varonil. Garotas douradas, meninos do Rio, sereias, surfistas, exploradores das mais vastas, férteis e verdejantes terras brasilienses. O ano acabou e um novo iniciou-se cheio de vigor e sede de paixão. Ao que tudo indica o sol deslocou-se do seu esplendor celeste e veio parar exatamente nos nossos corações, que andam irradiando luz por onde passam. Me contem, durante esse período de natal e réveillon, o que vocês fizeram? Jogaram seus corpos no mundo? Andaram por todos os cantos? Dançaram até o sol raiar? Saíram por aí na noitada se acabando de rir? Caetanearam o que há de bom? Que delícia. Eu também. Bebi, beijei, brinquei, sambei, aprendi as coreografias de Vingadora, vi por do sol, nascer do sol, sorri, desperdicei o meu mel, devagarzinho flor em flor e finalmente voltei. Foi a saudade quem me trouxe pelo braço até aqui. Aí vocês olham escandalizados para essa coluna e questionam: “Até aqui?”. E eu digo que até aqui sim.

Até aqui sim, porque se tem uma coisa que está fervilhando em Vitória da Conquista nesse atual momento são os encontros e as cabecinhas pensantes e maravilhosas dos nossos artistas locais. O burburinho anda se espalhando pelo vento e chegando aos quatro cantos da cidade: esse ano de 2016 a produção (e ao que tudo indica o consumo) de cultura será potente, ávida e intensa. Para vocês terem uma ideia, só nesse mês de janeiro já teremos três eventos que não dá, de forma alguma, para ficar de fora. Não sabe quais são? Se liga aqui:

5cd9c44f-9e12-4988-8598-b88c7bcb444c

Para o nosso deleite poético cultural, dia 14 vai acontecer mais uma edição do projeto Hotel Mambembe e Ítalo Silva em Belchior Elétrico. A iniciativa do músico Euri Meira busca traçar uma releitura da obra do nosso queridíssimo e sumidíssimo Belchior, que é um dos maiores nomes do universo musical popular brasileiro. Ano passado, rolaram duas edições do Belchior Elétrico, uma no Aquarius Goumert e outra no Teatro Municipal Carlos Jehovah. Agora dia 14, o local escolhido foi nada mais nada menos que o Café Society. Vai ser a partir das 21 horas e o ingresso fica num valor de 15 reais por pessoa. Vale lembrar que as músicas de Belchior são aquelas que quando a gente ouve dá uma vontade de viver e apreciar as coisas simples da existência que o riso torna-se frouxo. Imagine esse músicas cantadas por nossos artistas da terra? Regalo total! Com um presente desses de início de ano, a gente quer mais o que?

3bc0d7a8-4a41-4515-91ec-9303e70c663a

A gente quer mais cultura. E por aqui tem. Outro evento que quem não for vai dar bobeira é o Veraneio. Produzido pelo Coletivo Suiça Bahiana, a proposta tem como objetivo reunir uma gama de atração musical de peso atrelado a intervenções artísticas culturais. Você ainda quer mais? Então se liga, porque no Veraneio também vai ter cerveja artesanal e discotecagem, espaço de gastronomia, encontros, conversas, sorrisos, suor e dança. Dentre as atrações confirmadas estão as bandas Vivendo do Ócio, Dona Iracema, Complexo Ragga, Caim. Mais adiante falaremos da festa aqui no Tome Nota, mas desde já posso adiantar que é bom anotar a data na agendinha e que quem chegar por último é a mulher do padre. Dia 17, a partir das 16 horas, na Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

db25d362-6494-4d0e-adfe-5fd06eca4d4f

E fofetes, ainda tem mais. Estamos todos frenéticos, saltitantes e desejosos por umas ideias legais que mexam com o nosso imaginário, não estamos não? Então segura essa marimba, mon amour, e saca só o que eu vou falar: fim do mês, mais precisamente no dia 24, quem chega com tudo é a Skins Party. Dessa vez, a festa trará como tema um baile de máscaras. Ê laiá! Vai ser o espaço ideal para beijar todo mundo e dar a desculpa de  que se confundiu com o tanto de máscaras, hein?! Prepara tudo e vem que vem que vem quicando. Acerca da festa, muita coisa ainda não foi divulgada, dentre elas as atrações. No entanto, já sabemos que será a partir das 16 horas, no Venew Espetos. Para quem vai de colombina, dá para achar até um pierrot.



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)