Conquista: Show de Céu atrai pouco público na Arena MiraFlores

atlanta

Por Mariana Kaoos

Informações sobre o show de Céu:

  • Táxi – Trajeto: IDA – Alto Maron (dez de novembro) – Estrada da Universidade: vinte e três reais e setenta centavos

VOLTA – Estrada da universidade – Candeias: dezesseis reais

  • Consumação na Arena Miraflores: Cerveja: lata de 350 ml: Quatro reais

Skol beats: latinha de 269 ml: Sete reais

Água: Quatro Reais

  • Ingresso: Inteira: oitenta reais

Meia: quarenta reais

Na portaria: noventa reais no cartão

 

  • Abertura dos portões: 21horas
  • Shows: Chirlei Dutra – 22 horas

Céu – 23 horas

  • Local: Arena Miraflores
  • Produção: Good Vibes Produções

Apresentação de Céu: Céu é uma cantora. Céu é uma cantora conhecida a nível nacional que explodiu em todo o país no ano de 2005 com seu primeiro disco, que leva como titulo o seu nome. Suas composições geralmente são centradas no universo do cotidiano, bem como dos sentimentos despertados por ele tanto no âmbito amoroso, como no âmbito existencial. Apesar de não gostar de ser definida como tal, a cantora pertence a essa “nova” gama de artistas intitulados alternativos. Alternativos primeiramente porque, apesar de comerciais, não transitam tanto pela mídia tradicional. Seus trabalhos são escoados em plataformas diferenciadas (por vezes até independentes), principalmente através da web. Alternativos porque também possuem como característica em comum a maneira de se posicionarem diante da cultura, da sociedade e da indústria de massa, sempre questionando a todos eles.

Foto: Maiêeh Sousa
Foto: Maiêeh Sousa

Público alvo de Céu: A tarefa de categorizar um tipo de público que segue determinado artista é, por vezes, difícil e superficial. No entanto, ainda que muito vasta, e de uma maneira não generalizante, o público alvo da cantora são pessoas mais jovens, em sua maioria universitários. São pessoas que consomem cultura, mas que não possuem alto poder aquisitivo. O trabalho de Céu vagueia entre a questão autoral e regravações de outros artistas como Bob Marley e Pepeu Gomes. Sendo assim, seguindo uma linha rítmica e de referências, quem curte Céu muito provavelmente curte também Bob e Novos Baianos e reggae e samba.

Foto: Maiêeh Sousa
Foto: Maiêeh Sousa

– Proposta de um show de Céu em Vitória da Conquista: Primeiro show de Céu em Vitória da Conquista. O local do evento foi a Arena MiraFlores. Os ingressos custaram oitenta e quarenta reais, inteira e meia, respectivamente. Chirlei Dutra e banda também se apresentaram no evento. Foram os primeiros. Os portões abriram poucos mais das 21 horas. Quem trouxe o show para a cidade foi uma produtora intitulada Good Vibes. Acerca dela, não há muitas informações na web, a não ser dois perfis pessoais e uma página no Facebook. Na pagina, a única informação sobre a produtora é a seguinte: “A Good Vibes é uma produtora de eventos que tem o intento de levar atrações culturais de qualidade para um público seleto e de bom gosto”. Segue o link da página: https://www.facebook.com/Good-Vibes-Produ%C3%A7%C3%B5es-de-Eventos-139355769744147/info/?tab=page_info.

Como ocorreu: A Assessoria de comunicação do evento requisitou que a imprensa local chegasse entre 20 e 21 horas para pegar as credenciais. Acompanhada de minha fotógrafa, Maieh Sousa, cheguei às 20:30h. Nesse momento Chirlei Dutra ainda passava o som para o show de logo mais. A assessoria nos avisou que Céu chegaria na Arena às 22 horas e que a coletiva de imprensa seria exatamente nesse horário e com uma duração de vinte minutos, pois ela estaria no palco às 23 horas, impreterivelmente.

Foto: Maiêeh Sousa
Foto: Maiêeh Sousa

Shirlei passou o som ate por volta de 21h30min, mais ou menos o momento em que os portões foram abertos e o público entrando aos poucos. E as pessoas que entravam no ambiente foram recebidas em silêncio, já que não havia música, sequer um som mecânico (só foram colocar bem mais tarde, já perto da apresentação de Chirlei). Quando deu 22 horas nos dirigimos à equipe de assessoria que, de maneira muito educada, nos informou que Céu ainda não havia chegado. E na verdade ela só foi chegar às 23 horas, que foi quando Chirlei Dutra iniciou o seu show e quando finalmente fizemos a coletiva de imprensa.

Chirlei é uma cantora requintada. Seu repertório foi rico e certeiro na escolha das canções tocadas. Contudo, o público estava totalmente desanimado e cansado da espera anterior à sua apresentação. Já no show de Céu (que só subiu ao palco umas 00:30h) os presentes pareceram se animar.

Foto: Maiêeh Sousa
Foto: Maiêeh Sousa

E, de fato, a apresentação da cantora foi lindíssima. Céu dialoga muito bem com toda a sua banda, bem como com o público. Ela estava entregue, dançante e sorridente. E o público, por sua vez, se encontrava apaixonado, inebriado com a presença da cantora.

O show terminou por volta de duas da manhã.

– O primeiro erro: Desde antes do dia do show, ouvi muitas pessoas comentando como gostariam de ir assistir a apresentação de Céu. No entanto, 90% dessas mesmas pessoas me revelaram não possuir dinheiro para tal. De fato, ainda que houvesse a opção de meia entrada, seria alto o custo dessa noite contando com transporte e consumo lá dentro (no mínimo uma água).

Até então eu não conhecia a Good Vibes. Não sei se foi o primeiro show da produtora ou se ela já atua no cenário cultural conquistense. Foi louvável da parte dos responsáveis a iniciativa de trazer Céu para cá, mas certamente que eles falharam em alta ao não estudar aspectos como melhor local para a realização do show, público alvo e valor dos ingressos.

Porque sim, na noite de sábado, 14, no máximo 200 pessoas estiveram presentes no show. E isso é um número baixíssimo se levarmos em consideração a atração principal e o tamanho do público que ela possui. A Arena MiraFlores oferece uma estrutura bacana, tudo bem, mas não era o local indicado para Céu. Não era o local indicado porque lá é longe para se chegar (aí você argumenta que dá para ir de ônibus e realmente dá! Mas para quem não tem veículo próprio, voltar de lá só de táxi ou a pé. Uma opção gera custo, a outra perigo). E o valor dos ingressos, bom, se a produção do show tivesse analisado o público alvo, ela perceberia que esse mesmo público não tem condições de dar oitenta reais em um ingresso.

O segundo erro: Outro erro feio da Good Vibes foi como a noite do show foi conduzida. Sim, infelizmente aqui na Bahia há o terrível habito do atraso, o que é uma grande falta de respeito com o público. No entanto, isso, o hábito, não justifica quando esse mesmo atraso excede o tempo de espera e não há uma satisfação sequer. Os portões foram abertos meia hora depois do proposto, o show começou depois de duas horas de atraso, fora os trinta minutos de troca de equipamento entre uma apresentação e outra. Ou seja, duas horas e meia. Duas horas e meia de espera sem saber o porquê, sem um pedido de desculpas, sem um retorno para o público que pagou para estar lá de acordo com uma programação apresentada antecipadamente e merece respeito.

A conclusão: É interessante, importante e necessário que artistas  com outro viés cultural, que foge ao mais comercial e midiático, venham se apresentar em Vitória da Conquista. O show de Céu foi de uma preciosidade sem fim, cheio de qualidade e beleza. Porém, ainda que assim o tenha sido, não anula, tampouco justifica a falta de estudo do público alvo e o descaso com o mesmo no dia do evento. É preciso que tenhamos cuidado, delicadeza com essas questões para que, antes de trazermos nomes nacionais, a gente possa construir uma produção local compromissada, respeitosa e honesta com as pessoas que consomem cultura na cidade.



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)


2 responses to “Conquista: Show de Céu atrai pouco público na Arena MiraFlores

  1. Sem contar um detalhe. Quem optou por comprar o ingresso na hora, via cartão de débito, pagou, além do valor descrito, mais R$ 20. Ou seja, meu ingresso saiu por R$90 pila. O cara da bilheteria não soube me explicar porquê essa taxa abusiva, sendo que na página da produtora no facebook, me informaram que na portaria o ingresso permaneceria com o mesmo valor divulgado. Good, melhore!

  2. Bem legal o texto!O Miraflores é um otimo local pra eventos, mas eu acho que é mais viavel para eventos com bastante gente, que dai o valor do ingresso fica menor. Não sei se falo besteira, mas talvez a concha acustica do centro de cultura seria um espaço melhor pra esse tipo de evento, que o pessoal ja ta acostumado, ia pagar mais barato e tal.

Comentários fechados