Vitória da Conquista pode receber um núcleo da Orquestra Neojiba

atlanta

Foto: Secom - PMVC
Foto: Secom – PMVC

Com o lema “Aprende quem ensina”, os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) tem se espalhado pelo Estado. Atualmente, há atividades em Porto Seguro, Simões Filho e Feira de Santana. E, agora, em parceria com a Prefeitura Municipal, Vitória da Conquista deve receber um núcleo. Para elaborar o projeto de implantação, desde segunda-feira, 9, representantes da Neojiba estão em Conquista. Na terça, Ana Vilas Boas, da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social que acompanha as ações da Neojiba e Adriano Cenci, assessor de Desenvolvimento Institucional da Neojiba visitaram alguns serviços de promoção social e musical do Governo, como o Conquista Criança e o Conservatório Municipal de Música.

“Nossa intenção é construir um núcleo do Neojiba aqui em parceria com a Prefeitura. Estamos conhecendo alguns espaços. Esta é uma cidade que respira música, então o que nós queremos aqui é transferência de conhecimento para os instrutores de música daqui por meio da metodologia do Neojiba”, informou Ana. Durante visita ao Conquista Criança, ambos os profissionais puderam observar as oficinas voltadas para música como o canto-coral e o grupo percussivo Baticum. Eles também conversaram com os instrutores destas oficinas para convidá-los a participarem de um encontro em Salvador promovido pelo Neojiba. “A educação ajuda muito, mas a música é transformadora, e nós vemos isso aqui no dia a dia, a diferença dos que frequentam as oficinas de música, como os 122 que estão no coral”, comentou a coordenadora do Conquista Criança, Alcina Lúcia Simões.

 

O programa atende mais de 400 crianças e adolescente. A visita aos serviços contou com a participação do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, do maestro João Omar e do coordenador do Centro Social Urbano (CSU), Arnaldo Pereira. “Está é uma grande oportunidade para a música de Vitória da Conquista que já conta com o Conservatório Municipal, a Orquestra Conquista Sinfônica e a Filarmônica Maestro Vasconcelos”, enfatizou Nagib. Na segunda-feira, 9, os assessores estiveram reunidos com o prefeito Guilherme Menezes tratando do mesmo assunto e verificando os detalhes sobre apresentação da Neojiba no dia 21 de dezembro, no Natal da Cidade.



Cultura, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)