Tome Nota – Um giro pela cena cultural conquistense e o que vem por aí!!

paula fernandes

Por Mariana Kaoos

Vadeia, Cosme:

comes

Finalmente chegou o mês mais esperado de todos. Esperado não apenas porque é nele em que as flores começam a desabrochar para a vida, e sim porque também é nele que os gêmeos mais amados do Brasil fazem aniversário. Mesmo ainda sendo lá pro dia 27, a expectativa já é grande. Passa ano entra ano, setembro é tempo de fazer caruru e vatapá para Cosme e Damião. Os santos surgiram através da igreja católica, mas também são cultuados em outros segmentos religiosos como o candomblé. De acordo com a doutrina de matriz africana, eles representam os Ibejis (divindades) que, em troca de brinquedos e doces resolviam os problemas levados a eles. Também são associados aos Erês (entidades infantis). Existe uma lenda curiosa que diz que um deles morreu afogado e o outro, muito triste, pediu ao Deus Supremo que o levasse também. De acordo com a tradição, uma imagem dos dois juntos foi deixada na Terra e, nela, eles não poderiam nunca se separar. Quando acharam essa imagem de Cosme e Damião passaram a fazer promessas para ela e, em troca, oferecer os doces e os brinquedos. Outras lendas acerca da história deles também são contadas por aí, mas precisaríamos de, no mínimo, uma grande reportagem para poder falar de todas elas. Bom, o que importa é que o 27 de setembro é dia de comer caruru e essa jornalista que vos fala já se encontra aberta para receber convites maravilhosos relacionados com a data em questão. Dizem que ofertando os doces e clamando com fé os meninos realmente atendem aos pedidos sinceros. Então PRE-PA-RA porque tá valendo desde já!

A contra mola que resiste:

centro

Nos últimos dias, Vitória da Conquista tem fervilhado em todos os sentidos. Os dias estão lindos e quentes, provocando muito suor na moçada e exigindo altas doses de cerveja. O caldeirão cultural também não para de borbulhar. Ouve-se música aqui e ali, cores em festivais e expectativa para o que virá. Na verdade a palavra do momento é burburinho. Um deles chegou antes do inicio da primavera, mas já está florindo na boca do povo. Bom, pelo menos na boca dos produtores, consumidores e simpatizantes da cultura local. É, o assunto do momento gira em torno do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Nessa quinta-feira, dia dezessete de setembro de 2015, a partir das 19 horas, haverá uma audiência pública para discutir a situação em que o Centro de Cultura se encontra. Desde 2013 que ele fechou para reforma e reforma que é bom não se conclui. Ou melhor, reforma que é bom, sequer se vê. Diversas peças teatrais, bem como shows, festivais e afins deixaram de ocorrer na cidade por falta de espaço adequado. Não que o Centro de Cultura tenha estrutura para comportar tudo, mas sem ele é ainda pior. Por isso, é imprescindível que a população local questione, pense e proponha soluções para esse impasse. Tá, tudo bem! Já sabemos que a Mostra Cinema Conquista esse ano vai ser realizada por lá, mas mesmo assim será nos anexos e na lateral. Já é um começo? Com toda certeza. Mas queremos mais. Queremos muito mais, porque o Centro de Cultura é nosso e a gente deve, pode e precisa ocupa-lo com arte. Então, vamos todos na quinta-feira?

Ciranda do Incentivo:

aitação

E aí vida boa, anda reclamado do cenário cultural da Bahia? Acha que não tá rolando nada? Que poderia melhorar? Sabe qual é a solução? Levantar dessa cadeira e tomar iniciativa. Agora você pode. Você pode porque Secretaria de Cultura do Estado da Bahia abriu um edital quente e delícia pra que novas propostas culturais possam surgir e se consolidar. Intitulado Agitação Cultural: Edital de Dinamização em Espaços Culturais, o projeto tem como objetivo investir quinze milhões de reais (isso mesmo, quinze milhões de reais!) em ações de qualquer segmento cultural que tenham uma frequência mínima de uma vez por mês. Cada proposta enviada pode pedir até 150 mil reais e terá que ser realizada pelo período de três a seis meses. Como qualquer pessoa, física e jurídica, pode se inscrever, então já sabe, né? Vamos sentar, pensar e colocar no papel (ou no email) várias ideias geniais para movimentar esse cenário cultural do nosso estado que a gente vive dizendo que quase não existe. As inscrições vão rolar até o dia 30 de setembro. A hora é essa e quem não aproveitar perdeu! Quer saber mais informações? Clica aqui, ó: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/noticias/secultba-abre-inscricoes-para-o-agitacao-cultural-edital-de-dinamizacao-em-espacos-culturais

A gente vai deixar de amar e vai chover:

filipe
Calma, calma, não se assustem! A frase título dessa notinha é apenas uma licença poética para falar de uma super novidade que vem por aí. Ainda está longe, mas já é bom passar a informação adiante, a fim de que todo mundo se programe logo. Em novembro, mais precisamente no dia sete, o talentisíssimo Fillipe Sampaio fará uma apresentação totalmente autoral, lá no Teatro Municipal Carlos Jehovah. Intitulado Primitivo, o show tem como objetivo mostrar através da música a questão instintiva humana em quatro estágios diferentes: nascimento, sexualidade, espiritualidade e morte. Fillipe, que ganhou o concurso municipal Por Isso É Que Eu Canto no ano passado e, atualmente, vem se apresentando (para nossa alegria!) em diversos barzinhos da cidade, já está em processo artístico de criação, compondo com muito carinho uma série de canções para o show. Quem assina a direção musical é Isadora Oliveira. A produção fica por conta de Maria Eduarda Carvalho. Assumindo a fotografia, Maiêeh Souza promete chegar com tudo e Ully Flores já anda pensando num cenário inovador e cheio de surpresas. Ao que tudo indica, a gente vai amar, vai chover, sorrir, se emocionar e ainda pedir bis. Então escreve logo na agendinha que dia 7 de novembro a qualidade e a diversão já são coisas garantidas!



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)