Coletivo conquistense ‘Orgasmaravalha’ apresenta: Quem é você na cela?

parque logistico

Por Mariana Kaoos

coletivo 1

Irreverência. Talvez seja essa a palavra de ordem do coletivo Orgasmaravalha. Um grupo de sete meninas que resolveram se unir para repensar a cena cultural da cidade e oferecer ao público um novo formato, mais lúdico e conceitual, de festas de pista, que tem como alvo chegar até os jovens de Vitória da Conquista e região, no momento, carentes de eventos onde o principal foco é a pista de dança.

O nome do coletivo surgiu a partir de uma musica de Caetano Veloso, chamada “Outras Palavras”. Na canção, o compositor cria neologismos, fazendo a junção de alguns termos, a partir dai, revelando novos significados e formatos. Daniele Libarino, dj e integrante do coletivo, acredita que seja justamente essa a proposta do Orgasmaravalha. “Nós queremos oferecer um espaço de entretenimento às pessoas, é claro. Contudo, a nossa ideia é que esse espaço também possa dialogar com o público através de elementos imagéticos, fazendo assim com que ele se reconheça e deixe de ser apenas consumidor para se tornar produtor de significados”.

coletivo 2

Na verdade, as meninas explicam que essa ideia de festas conceituais já é antiga, mas que a cada geração ela se renova através do repertório pessoal dos organizadores e da própria contemporaneidade de referências culturais. Outra integrante do coletivo é a estudante de comunicação social, Ariana Firmino. De acordo com ela, nada, de fato, é tão novo quanto parece. “Na década de 1980, os estudantes da faculdade de comunicação da UFBA, em Salvador, organizaram uma festa intitulada Orgasmaravalha. O deboche imperava. Eu não conheço as pessoas que organizaram essa festa, mas acredito que, esses jovens na década de 1980 e nós, agora em 2015, muito provavelmente tivemos as mesmas referências e inspirações. E essa capacidade de diálogo no tempo é muito incrível”.

Quem é você na cela?

A primeira festa do Orgasmaravalha ocorrerá agora no dia oito de agosto , a partir das 20 horas. Abordando o universo das prisões de maneira irônica, sexual e até mesmo política, a festa se chamará “Quem é você na cela?”.

A primeira grande inspiração para montar a proposta da festa foi um seriado chamado “Orange Is The New Black”, produzido e veiculado pela Netflix. A série em questão aborda o universo das detentas num presídio feminino, nos Estados Unidos e, através de técnicas de roteiro e filmagem, mostra a vida dessas mulheres e os percalços do caminho que as fizeram chegar ate a prisão. Outra referência de composição do “Quem é você na Cela?” foi a reportagem que saiu esse ano na Revista Galileu sobre a vida das mulheres nas penitenciárias brasileiras . De cunho mais político, a reportagem evidencia o descaso do governo e da população para com as presidiarias, além da dificuldade de sobrevivência lá dentro.

Lorena Mafra, estudante de direito e integrante do coletivo, acredita que a festa pode trazer esse lado social da temática. “Eu acho que toda intervenção cultural direcionada à população de um determinado local tem como obrigação o compromisso com determinadas pautas sociais. Fazer uma festa apenas com o intuito da diversão seria algo muito pueril. Então a gente pretende oferecer a música, a alegria, mas também a reflexão sobre o tema”.

Por fim, levando em consideração a possibilidade de brincadeira com a temática, o coletivo também se inspirou nos famosos que já deram muito trabalho e foram parar atrás das grades como Lindsay Lohan, Amy Whinehouse e Britney Spears. “Quem é você na cela?” é também uma grande brincadeira com o jogo das identidades pessoais e coletivas. Estudante de biotecnologia e integrante do Orgasmaravalha, Vida Leite afirma que a temática é um convite ao público para se perguntar quem são eles e quem podem ou querem ser. “Nós do coletivo criamos historinhas identitárias sobre cada uma para compor a proposta da festa e, pelo que estamos observando, o público comprou a ideia. Acredito que ‘Quem É Você na Cela?’ vai ser uma festona em todos os sentidos”.

Quem assina a fotografia e projeção da festa é o fotógrafo Vinicius Gil, mais conhecido como Purki. Já o cenário ficou por conta do artista Arisson Sena.  “Quem É Você Na Cela?” terá como atrações musicais o grupo de soundsystem Complexo Ragga, os djs Mauro Telefunksoul (Ssa) e Dani Libarino (Vca) e o rapper Renatinho ShotGun (BH). “Quem É Você na Cela?”, antes de mais nada, é um grito de liberdade.

Evento: Quem é Você na Cela?

Quando: oito de agosto

Horário:20 horas

Local: Av. Franklin Ferraz, 1250, Candeias, Vitória Da Conquista. Referência: Quadra Da Maçonaria,pela Avenida Luis Eduardo.

Ingressos: 20 reais antecipado e 25 reais na portaria.



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Coletivo conquistense ‘Orgasmaravalha’ apresenta: Quem é você na cela?

  1. Que legal ver isso! Não moro mais em Vitória da Conquista há alguns anos, mas sempre que volto à cidade pra visitar minha família e amigos, sinto falta de espaços e acontecimentos assim.
    Sucesso!

Comentários fechados