A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou na noite desta terça-feira (16), uma audiência pública em homenagem a poetisa Maria Dagmar da Silva Ferreira. O requerimento foi feito pelo vereador Fernando Jacaré (PT). O evento aconteceu no Plenário Carmem Lúcia e contou com a presença de estudantes, escritores, representantes da cultura na capital do Sudoeste baiano, políticos e comunidade em geral
A mesa foi composta pelo presidente da Casa da Cultura, escritor e membro da Academia de Letras de Vitória da Conquista, Carlos Jehovah de Brito Leite; representando os colegas e amigos da ala cartorária, Gildo Matos; a escritora, declamadora e integrante da Academia Conquistense de Letras, representando a família, Solange Sala; e a idealizadora desse projeto, membro da Academia Conquistense de Letras e Vice-Presidente da Casa da Cultura, a advogada e professora Poliana Policarpo de Magalhães Aguiar.
A poetisa Maria Dagmar vivia sintonizada com a doutrina espírita de onde retirava a força de sua fé. Fundadora do distrito de Bate-pé, ao lado de Ney Ferreira. Ela foi presidente do Centro Humberto de Campos, membro da Academia Conquistense de Letras e fervorosa defensora dos direitos humanos. Maria Dagmar faleceu em 2009, enlutando toda a classe artística da cidade.