Está próximo um dos períodos mais aguardados pelos baianos: as festas de São João. Como geralmente ocorre, aumenta o fluxo de veículos nas estradas, consequentemente, aumentam os acidentes. É justamente nesse ponto que deve aumentar a solidariedade, principalmente ajudando quem necessita de doações de sangue. Com os hospitais cheios, os estoques de bolsas de sangue ficam baixos.
Em Vitória da Conquista, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) atende os pacientes do Hospital Geral de Vitória da Conquista e do Esaú Matos, além das unidades de saúde de municípios da região.
“Antes de pegar o caminho da roça, pegue o caminho da Hemoba”, esta é a campanha da instituição para o período junino. O estudante Emanuel Alves se antecipou e foi realizar a sua doação. Tudo começou no trote solidário do primeiro semestre do seu curso, na faculdade, mas o jovem gostou tanto da ideia de ajudar a salvar vidas que resolveu tornar rotina: “é importante, pois amanhã eu posso precisar, então é sempre bom ajudar”.
Outro exemplo de solidariedade é do também estudante Ronaldo Silva, que reside na zona rural de Vitória da Conquista. Mesmo com o frio conquistense, mesmo com a distância de 30 km de sua residência à sede, ele veio realizar a doação. “É trabalhoso vir pra cá, esperar todo o tempo, mas vale a pena. Minha mãe é doadora e ela que me ensinou. Hoje, eu sigo o seu exemplo”, disse o estudante.
Até o final do mês de maio, a Fundação Hemoba tem horários especiais para a doação: de segunda a sexta, no período matutino, das 7h30 às 11h30; na segunda e terça, no período vespertino, das 13h30 às 15h30.