Conquista: Lançado o livro que conta a história de mais de seis décadas da Famec

banco do povo

famec

Na última quinta-feira, 14, ocorreu o lançamento do livro “Uma história de Esperança e Cuidado”, um relato dos 66 anos de história da Fundação Educacional de Vitória da Conquista (Famec). Segundo Dometilde Botelho, a Dozinha, presidente da instituição, o projeto surgiu a partir de uma necessidade de registrar a história da Famec, então convidou duas pessoas que fazem parte da história da instituição desde o começo: Núbia Nadja Santos Pereira e Inez Mércia Andrade Fernandes, membros da fundação.

A Famec é uma entidade que promove assistência integral às crianças e adolescentes carentes, oferecendo-lhes educação, lazer, esporte e iniciação profissionalizante para o mercado de trabalho. De acordo com Inez Mércia, uma das autoras da obra, o livro demorou quase cinco anos para ficar pronto, pois não havia registros da história da Famec, então foi um trabalho garimpado aos poucos. “Só para ter uma ideia, nós ficamos um ano na biblioteca Doutor Rui Medeiros pesquisando jornais antigos, artigos, tudo. Quando a gente via um nome que tinha relação com a Famec, procurávamos saber se a pessoa ainda estava viva, procurávamos a família”, disse.

Para a outra autora, Núbia Nadja, a obra é uma versão antiga dos Scrapbooks, uma espécie de livros de recortes. Quem tiver acesso à obra vai poder conferir através de relatos textuais e fotografias – em preto e branco até as coloridas – a história de mais de seis décadas da Famec.



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)