Fabrício Gama deixa a TV e Rádio Uesb

Foto: Reprodução - Facebook
Foto: Reprodução – Facebook

O comunicador Fabrício Gama é mais uma baixa no Sistema de Rádio e Televisão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O profissional era um dos locutores da Uesb FM e diretor de programação da TV da instituição. Outros profissionais também já deixaram o órgão, a exemplo de Onildo Barbosa e Márcia Aguiar.

Por meio da sua página oficial no Facebook, Fabrício se despediu de todos. Leia na íntegra:

“Na próxima sexta, dia 27 de março de 2015, fecho um ciclo em minha vida. Há 6 anos, pouco antes do nascimento de meu primeiro filho eu ingressava na Uesb. Assumiria o Cargo de coordenador de programação da TV numa negociação que se iniciara com o desejo de ingressar numa rádio que a universidade iria instalar. Agora, poucos dias antes de meu filho completar 6 anos deixo a instituição.

Aqui fiz amigos, aprendi muito e dividi grandes emoções: de alegrias a destemperos, de euforias a frustrações. Foram 6 anos bem vividos. Dos quais 5 passei também como locutor na Uesb FM, além do cargo de coordenador na TV.

Minha saída une motivos pessoais e profissionais e, é claro, não poderia sair sem tentar aqui agradecer as pessoas e aos profissionais que dividiram comigo essa caminhada. E pra que as coisas não se embolem, vamos do começo.

Agradeço imensamente ao Professor Francis José, grande mestre, que arquitetou a montagem de uma equipe coesa que caminhava num mesmo direcionamento. Sua crença em minha capacidade foi o pontapé inicial dessa jornada. Depois de sua saída compartilhei a confiança do professor Paulo Sérgio Costa que, mesmo sem me conhecer, também depositou em meu trabalho a esperança de continuidade do sistema, a quem também agradeço pela generosidade de partilhar seus ensinamentos sobre gestão de equipes. Com a saída deste, eis que assume o cargo meu amigo, e mais que isso, IRMÃO, Alvino Brito. Alvino assume a direção do Surte, cargo desejado por muitos, em um momento em que poucos gostariam de estar por lá. A crise que assola o estado e estrangula as universidades estaduais faz vítimas com voracidade. E o SURTE não ficaria de fora. Mas tenho que agradecer, e muito, a compreensão desse amigo de tantas horas e sua sensibilidade em saber lidar com mais esse desafio estando sempre ao lado daqueles que lutam e merecem seu reconhecimento. A gestão do surte nesse momento é algo que só um LÍDER como você Alvino poderia suportar.

Muitas pessoas passaram pelo Surte nesses 6 anos. Desde o início quando éramos apenas 3 coordenadores: Eu, Luanda Nobre , jornalista bela e guerreira, a quem agradeço o convívio dos primeiros meses de Surte e Moisés Cajaíba, com quem tive muitos embates, mas sempre em busca de uma emissora melhor e mais forte. Apesar do jeito rude, Cajaíba é sem dúvida uma figura que veste a camisa do Surte e defende a manutenção de sua existência. Agradeço a ele por muitos momentos de reflexão sobre como poderíamos fazer mais com menos,e melhor com tantas dificuldades.

Em pouco tempo o Surte tinha novas caras. Com a saída de Luanda, Entrou Lu Macário, a quem agradeço, e muito, as parcerias para “compra e venda” de matérias e a confiança nos momentos em que tínhamos que dividir carro, equipes, estúdio.

Veio a Rádio. E com ela novas coordenações. A de jornalismo com Carla Simões: Colega de outras empresas, amiga e também a quem tenho de agradecer pela paciência e prontidão em resolver problemas gerados por nossa divisão de carros, pautas etc… E a Coordenação de Programação com Célio Santos: grande profissional do Rádio Conquistense de grande generosidade em treinar e passar seus conhecimentos para a equipe. Só tenho a agradecer pelas dicas e pela forma franca de tratar dos assuntos pertinentes ao perfil da rádio, que poderiam gerar desconforto num ambiente em que o ego é sempre superestimado, mas que sempre chegaram a mim com imenso respeito.

Com a saída dele entrou Shirley, essa profissional de um coração gigante com quem convivi essa última etapa como coordenado. A ela também meu muito obrigado pelo respeito e carinho nas horas de tomar as decisões difíceis que são inerentes ao cargo.

E é claro, com uma estrutura maior, a comunicação com público interno e externo precisava de um cuidado especial. A Carol Freire, que conheci como aluna e depois tornou-se amiga e colega, que dividiu comigo a sala durante todo esse tempo e sempre lutou para me ajudar a melhorar as condições de trabalho de minha equipe, tenho muito a agradecer. Ao apoio e ombro amigo na hora de dividir meus lamentos (pessoais e profissionais) e também pela força e incentivo para nunca desistir e continuar seguindo em frente.

Nesses 6 anos lutei muito para conquistar o mínimo para se fazer uma programação de TV digna. Claro, a tv tem problemas. Claro, tem muito a melhorar. Mas acima de tudo, CLARO! FIZEMOS MUITO, COM MUITO PUCO. A coordenação de programação da TV começou como um setor que não tinha carro, cinegrafista e nenhum funcionário (contando apenas com a boa vontade da equipe da ASCOM da Uesb, a quem muito agradeço, que se dividia em múltiplas tarefas, junto com 8 estagiários, para levar ao ar 5 programas semanais).

Nesses 6 anos, a Equipe da programação alcançou a marca de duas repórteres. Uma delas contratada a pouco mais de um ano. Essas duas se dividiam em apresentadoras, repórteres, produtoras, pauteiras, editoras, assistentes de estúdio, instrutoras dos estagiários, TUDO. Literalmente tudo que se precisa pra colocar um programa no ar passou pelas mãos de Samara Dias e Katharina Paixão. A elas meus mais profundos agradecimentos por estarem sempre a postos e dispostas para a batalha. Principalmente nessa última fase, em que meu ânimo já não era mais o mesmo, meus problemas muitas vezes superaram meu entusiasmo e elas tiveram que tomar a frente e fazer a coisa acontecer.

Tenho de agradecer também a todos os estagiários que conviveram comigo na programação nesses 6 anos. A vocês muito obrigado pela oportunidade de aprender e crescer ao seu lado. Tenham certeza. Vocês ajudaram, e muito, na minha formação profissional. Agradeço também a todos os técnicos. Tive o prazer de coordenar essa equipe assim que entrei e sei das dificuldades e da luta diária para fazer a programação ir ao ar. Obrigado pelo empenho de sempre.

Enfim, se fosse falar um pouco de cada um que passou em minha vida nesses 6 anos e do quanto cada um colaborou comigo, esse texto, que já está gigante, se tornaria ilegível. Assim, deixo meus sinceros agradecimentos a TODOS do SURTE. Aos que aqui foram citados e aos que não citei nominalmente.

Obrigado a todos por fazerem parte de minha caminhada”.



Vídeos, Vitória da Conquista

Comentário(s)