Conquista: Mulheres camponesas participam de Seminário sobre participação feminina na política

tex encomendas

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Mais de 150 mulheres. Em comum, o fato de serem camponesas e ainda participarem da política em suas localidades. Na última quarta-feira, 11, foi realizado o 4º Seminário de Participação Política das Camponesas, onde mulheres de várias comunidades rurais de Vitória da Conquista puderam participar de mesas de discussão sobre a busca de diretos das mulheres no campo. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória da Conquista, Balbino dos Santos, a realidade das mulheres na política mudou, inclusive no sindicado. “As mulheres estão participando mais, e queremos isso. No sindicado, por exemplo, são 11 mulheres e nove homens. Elas dominam”, disse.

Além das mulheres do sindicato, todas as outras que foram ao evento, que são delegadas sindicais, funcionam como porta-vozes em suas comunidades e trabalham em conjunto pela luta dos direitos das mulheres. Dona Marinês Folhinha, do Povoado Xavier, sempre que pode, participa dos seminários. Ela se lembra bem de qual era o cenário de décadas atrás e como isso mudou nos últimos anos. “Antigamente a mulher era só da cozinha, mas hoje é diferente. A gente tem voz e participa mais da política no campo”, afirma.

Mas, para quem é mais jovem, o que dona Marinês conta é também a história contada por mãe, avós e pessoas que viveram em outras épocas. Avenilza Carvalho, do povoado de Lagoa de Francisco das Chagas, não acompanhou parte desse cenário que viveu dona Marinês, mas ela também viu mudanças ao longo de seus 32 anos de vida. Hoje, ela sabe que cada vez mais cresce a participação da mulher na política: “Nós participamos do seminário e a gente leva tudo para o campo. Lá, a gente fica mais unida e luta por mais direitos”.



Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)