Conquista: Moradores usam água da chuva para superar problema em abastecimento

Foto: Reprodução - TV Sudoeste
Foto: Reprodução – TV Sudoeste

Moradores do distrito de São Sebastião, em Vitória da Conquista, têm recorrido à água da chuva para lavar roupas, fazer limpeza dentro de casa e até mesmo cozinhar. Segundo a população, a pouca água que cai nas casas chega com coloração escura e muita gente prefere não utilizá-la. Para beber, eles usam apenas água mineral. De acordo com os moradores, a situação é recorrente e as contas de água continuam a chegar.

A dona de casa Solange Aparecida Silva já acumula roupa suja há 15 dias, o tempo que a residência dela está sem o abastecimento de água. “É difícil. A gente que tem criança pequena não dá conta né, porque quando chove cai um pouquinho de água da chuva e a gente apara. Daí quando não chove, fica sem água”, revelou a dona de casa.

Já para Dona Maria Cristina Vieira, a pouca água que caiu em casa, após faltar durante uma semana, não serviu para lavar a roupa suja. “Voltou novamente a água dessa condição que está aqui, amarela, as roupas estão todas manchadas, as brancas”, revoltou-se a cabeleireira. Para enfrentar o problema, Maria Cristina apela para a ajuda dos vizinhos que têm cisterna.

Esse é o caso da decoradora Ana Analha Prado, que tem uma bomba que joga água para o reservatório. Raramente a moradora usa água da Embasa, empresa que administra o sistema de água. “Não vale a pena porque tem hora que quando cai, preta igual um carvão, então não vale a pena”, contou. “Você paga R$ 30, R$ 40 na conta de água, sem utilizar, e aí?”, completa Maria Cristina.


A aposentada Maria do Carmo relata que tem comprado água, mesmo pagando as contas da Embasa. “A gente comprando água, pagando água da Embasa e comprando água. Quando chove mesmo a gente apara aqui nos baldes para poder fazer limpeza”, revelou a aposentada. “Eu queria saber da Embasa se pode dizer que uma água dessa é tratada”, questiona o montador Gildásio Alves, que também sofre com o problema do abastecimento em São Sebastião.

Em nota, a Embasa informou que o abastecimento no distrito está sendo regularizado. A empresa ainda disse que houve uma redução no fornecimento da água por causa de um problema técnico nos equipamentos da barragem de Serra Preta, de onde sai a água para a região. Fonte: G1 Bahia



Vitória da Conquista

Comentário(s)