Sétima Arte em Destaque: Confira a crítica de Birdman, vencedor do Oscar 2015 como melhor filme

tex encomendas

Por Gabriel José – Estudante de Cinema da Uesb

birdman

A Mistura de Comedia e Drama estão muito bem mescladas nessa nova obra do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu que também dirigiu filmes maravilhoso como o fabuloso Amores Brutos, e os excelentes 21 Gramas,Biutiful e Babel. Será que é coincidência?  Os Três últimos filmes que dirigiu começam com a letra B Babel. Biltiful, Birdman , mas não é só  essa característica que também impera nesta obra , que é o meu favorito ao Oscar de Melhor filme, esta indicado a mais oito indicações.

Birdman ou ( A Inesperada Virtude da Ignorância ) retrata o drama de um ator Rigaan Thomson interpretado de forma magistral por Michael Keaton que no  passado, fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco, as vésperas da estreia ele precisa lidar com seu egocentrismo, tentar recuperar sua família e até ele mesmo.

É um personagem que tem um conflito interno, de querer sempre ter atenção, de querer de volta a fama que ele tinha antes, e isso é apresentado como um traço esquizofrênico da personalidade do personagem faz com quepercebemos que ele sofre dentro de si e não consegue se libertar dos seus traumas. E o Michael Keaton expressa isso de uma maneira formidável , na forma como ele olha para as pessoas, na forma como ele hesitar em dizer alguma coisa , é um papel realista de uma pessoa instável , que parou no tempo  e de certa forma é extremamente apaixonado por tudo que já fez e pela sua arte.

Não estaria sendo sarcástico em dizer em mais uma coincidência do filme , ele é uma critica a própria carreira do Michael Keaton  BIRDMAN e BATMAN , papel que ele protagonizou nos dois filmes do homem morcego dirigido pelo Tim Burton e depois disso teve pouquíssimos papeis de destaque. Mas ainda prefiro que o Eddie Redmayne em A Teoria de tudo sejaconsagrado com a estatueta dourada de melhor ator.

Existe algo excepcional nesse filme que chamou muito minha atenção,foi que ele foi todo  rodado editado  para dar a impressão de um único take como uma tomada só , sem cortes do começo ao fim, ou seja uma serie de planos sequencia. O efeito é incrível , realmente existe cortes no filme, mas eu recomendo que você não os procure  porque realmente funciona, e se você se deixar levar parece que é um take único do começo ao fim, todos os takes são muito longos e isso exige um grande talento dos atores.

E os atores mandam muito bem, Birdman ou ( A Inesperada Virtude da Ignorância ), tem um elenco sensacional: Emma Stone, que esta indicada ao Oscar de atriz coadjuvante, Edward Norton , também indicado a ator coadjuvante, Naomi Wats, ZackGalifanakis, todo elenco está sensacional, e o interessante que cada um individualmente tem o seu merecido destaque no filme , ninguém está ali por acaso. Volto a dar destaque aos dois coadjuvantes indicados , o Edward Norton está simplesmente espetacular, que podemos dizer que ele interpreta aqui uma caricatura dele mesmo, devido ele ter uma reputação difícil nos bastidores dos filmes em que trabalha, e o personagem dele leva isso ao extremo. E a Emma Stone está excelente, como sempre é em cada filme que faz, mas aqui sua atuação está espetacular.

Como disse anteriormente Birdman ou ( A Inesperada Virtude da Ignorância ), é meu favorito ao Oscar de melhor filme  , pelo seguinte motivo : o diretor Alejandro González Iñárritu  com seu filme  faz uma bela saudação a arte e a criatividade,  é uma carta de amor para atores , para quem vive da arte de interpretar, seja no cinema , ou seja no teatro. Mas não todo tipo de cinema, porque o filme satiriza muito bemessa modo de filmes de super heróis , e mostra até um ressentimento do diretor ao sucesso que esses filmes fazem hoje em dia. Outro aspecto que Birdman mostra muito bem, é a relação entre fama e talento, como hoje em dia pode divulgar um determinado acontecimento no YouTube ,onde está sendo exposta a figura de uma celebridade que estava no ostracismo, e com a divulgação do vídeo ela se torna relevante novamente .

O filme se estica um pouquinho em seu terceiro ato , porque ao meu ver ele poderia ter terminado quinze minutos antes, quem já assistiu sabe de que momento é esse que estou falando, mas depois em sua ultima cena ele se redime  um pouco, porque é realmente interessante o que acontece, e é um desses finais que geram debate.



Notícias

Comentário(s)