Comércio de biscoitos de Vitória da Conquista já se prepara para o período junino

tap

Eles são uma das marcas registradas de Vitória da Conquista. Os famosos biscoitos vendidos no comércio local são de vários sabores, vão dos mais tradicionais, como os de queijo, e até de maracujá, nata, alho e canela. A capital do Sudoeste é destaque na produção de biscoitos artesanais, e em breve o comércio será apresentado num filme que vai destacar a produção, distribuição e comércio de biscoitos em Vitória da Conquista.

Estela Maris vem de Barreiras só para comprar os produtos para revender na cidade. A viagem é longa, mas tudo isso vale a pena, já que os produtos adquiridos em Conquista têm um bom valor, além de serem saborosos. “É bem melhor vir aqui, pois tem o preço e o sabor que lá não tem. Além disso, é mais complicado contratar alguém lá para a minha padaria só para fazer os biscoitos, sendo que não pode ficar bom. Eu venho, compro e ainda aproveito para saborear”, disse.

6506644811_e40731f967_b

Para dona Isalda Costa, que está no comércio de biscoitos há 28 anos, tudo isso é mais do que um trabalho, é uma atividade prazerosa. Além dos colegas, que ela convive há anos, há também os clientes. Segundo Isalda, há fregueses da época em que ela abriu esse negócio, mas também há novos, e vindos de todos os lugares, inclusive do outro lado do Oceano. “A gente já recebeu gente da França, da Inglaterra, da Espanha, de vários lugares da Europa, e a gente recebe pedidos de envio de biscoitos para lá, mas não dá para enviar”, afirma.

Apesar dos muitos anos no comércio de biscoitos, não é Isalda que produz os produtos que ela vende, mas sim uma das colegas barraqueiras. No mesmo corredor, um pouco mais à frente, está a barrada de Railda, conhecida por todos na feira dos biscoitos. Isso porque vem de uma pequena fábrica da comerciante grande parte dos produtos que abastecem esse comércio. José Viera Junior, filho de Railda, está hoje com 23 anos, e grande parte deles foram vivenciados em meio à venda e produção desses produtos que garantem a boa renda da família.

Nós fomos à fábrica caseira dos biscoitos da família, e quem nos recebeu foi o Wagner Vieira, irmão do “Junior” e filho da Railda. Ele, que hoje cursa administração e gerencia a pequena fábrica, se diz satisfeito com o negócio. Para ele, a partir do próximo mês começa um desafio anual que ele já está acostumado: os preparativos para a produção em maior escala de biscoitos para o São João. “Hoje nós temos 15 funcionários, passou o período de carnaval e já vamos comprar matéria-prima e também fazer a contratação de gente. Temos quatro meses, então vamos usar isso para treinar os novos contratados”, afirma. Para o período do São João, o gerente espera contar com 25 funcionários para atender à grande demanda.

Ainda de acordo com Wagner, o período de São João é tão bom para o setor que eles já chegaram a recusar pedidos de tanto que tinham para fazer, e a fábrica e funcionários não comportariam uma grande produção.

Dos funcionários da fábrica, são 13 mulheres e dois homens. E a maioria deles tira o sustento da família justamente da fabricação desses biscoitos. A fábrica da família Vieira é somente uma das muitas de Vitória da Conquista. Está é somente umas muitas fábricas de Vitória da Conquista. É um setor que ganha destaque, e com mais variedades de sabores e formas em cada fornada. Os comerciantes festejam, os consumidores apreciam, e o comércio de biscoitos de Vitória da Conquista se fortalece a cada ano.



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)


4 responses to “Comércio de biscoitos de Vitória da Conquista já se prepara para o período junino

  1. Boa noite gostaria de comprar seus biscoitos para revenda, como seria os valores? Sou de porto seguro vcs entregam? Boa noite aguardo respostas.

  2. Prezados, boa tarde! Poderia fazer o favor de enviar um catalogo com fotos e preços? Qual seria o valor para revenda? vcs enviam por sedex? qual seria o valor do frete para o CEP: 28896-165? Deste já agradeço pela atenção.

Comentários fechados