Conquista: moradores do Bairro Morada Nova reclamam de falta d’água; Embasa diz que o problema será resolvido nesta semana

colegio opcao

Por Juraci Santana

embasa 1

Nas torneiras da casa de Cláudia Batista, residente no Bairro Morada Nova, a água não aparece há seis dias. Porém, a situação é pior se o retrospecto contar de duas semanas para cá; depois de mais de sete dias sem água, voltou o abastecimento por quatro dias, mas depois parou novamente. Recentemente, ela comprou uma caixa d’água para garantir uma reserva para outros períodos como esse, porém a pouca água que caiu nos últimos quatro dias em que houve o abastecimento não deu para encher o reservatório. O esposo dela teve que conseguir água de outra localidade, mas o líquido já está quase acabando e não dá para todos os afazeres domésticos.

Enquanto a água não cai, um amontoado se roupa suja se forma nos cestos espalhados pela residência. Lavar a casa, nem pensar. Até o filho caçula teve que ficar sem ir à escola por não ter uniforme limpo.

embasa 2

A situação é semelhante em outras residências do bairro. Dona Carmesita, por exemplo, tem um filho que estuda Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vitória da Conquista e não pode levá-lo à instituição porque também está com as peças de roupa do filho sujas.

Segundo o gerente do escritório da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) de Vitória da Conquista, Álvaro Aguiar, o problema da falta de água na região ocorre por causa do sistema de distribuição, hoje defasado. “A questão daquela região é que foram construídas muitas casas no último ano. Nós tínhamos há um ano e meio em torno de 3 mil ligações, hoje nós temos mais de 7 (mil). Isso mais que dobrou a demanda de água na região e dificultou o abastecimento”, afirma Aguiar.

Segundo o gerente da Embasa de Conquista, os moradores da região vão ter que esperar somente mais alguns dias, pois estão sendo feitas algumas mudanças na rede de abastecimento. “O pessoal dessa região da Morada Nova, Santa Terezinha, Jardim Valéria, Campinhos até a parte lá de Simão terá o problema resolvido dentro de alguns dias. Nós estamos fazendo uma manutenção na rede daqueles bairros, e estamos com previsão de acabar nesta semana para resolver o problema lá. A rede que abastecia a região não estava atendendo, então tivemos que fazer uma intervenção, mudar totalmente a distribuição para melhorar”, completa Álvaro Aguiar.

Os moradores, sabendo da declaração do representante da Embasa, aguardam a solução para o problema: “Nós vamos esperar que caia (a água). Se isso não acontecer, a gente vai atrás de novo”, garante Cláudia Batista.



Vitória da Conquista

Comentário(s)