Festival Suíça Bahiana une gerações da música da Bahia em Vitória da Conquista

festival suica bahiana

Por Vagalume Assessoria

329466-970x600-1

Em suas três primeiras edições, o Festival Suiça Bahiana, que acontece em Vitória da Conquista na Bahia, tem se destacado no objetivo de mostrar o que vem sendo produzido recentemente no universo musical brasileiro. Nomes com certa relevância midiática como Marcelo Jeneci, Humberto Gessinger e Emicida se misturam no line-up com bandas independentes de todo o país.

Este ano o evento chega a sua quarta edição e traz como tema #DescubraONovo, evidenciando sua preocupação em contextualizar o público das novidades sonoras. “O festival prioriza uma grade voltada para as novidades do cenário nacional, por isso o tema escolhido. O evento também abre espaço para artistas das mais variadas vertentes mostrarem seu potencial” explica Ana Luiza, produtora do festival.

Diferente dos anos anteriores, o Festival Suiça Bahiana 2014 acontecerá em três locais distintos. No dia 26 o Café Society recebe o projeto folk Benjamin e o músico Júlio Caldas, já no dia 27 é a vez do Viela Sebo-Café recepcionar as bandas Dost e Manzuá.  Entre 28 e 30, outras 24 atrações passam pelo Clube D’Waller, o qual sediou o festival em 2011.

Marcelo Jeneci (trazendo pela primeira vez o show do novo disco para Bahia), Scracho e Móveis Coloniais de Acaju são os headliners do festival em 2014, que também contará com atração internacional Las Taradas, direto da Argentina. No entanto, estes terão que dividir a atenção com outros tantos nomes queridos do público local.

Bandas históricas do rock baiano como a Câmisa de Vênus encontram com gerações mais recentes como a instrumental Vendo 147 e a hardcore Dona Iracema. “Será bacana fazer parte disso e celebrar o rock no Estado, com o Cascadura representando a sua geração. Vai ser a maior onda!”, afirma Fábio Cascadura, vocalista da banda Cascadura, que se apresenta no dia 29.

Além do rock, a Bahia mostra sua originalidade em outras sonoridades como no gingado de Larissa Luz (ex-vocalista do Araketu), nas letras pulsantes do grupo Caim e no pagode eletrônico do duo A.M.A.S.S.A. “A Bahia é muito grande e esse festival está representando tudo de bom para o panorama musical da região. Botamos a maior fé”, completa Fábio Cascadura.

Vitória da Conquista e os festivais

Vitória da Conquista já foi uma cidade mais fértil para a realização de festivais, em 2012 tivemos dez. Para uma cidade de médio porte, ainda seguimos com uma quantidade razoável de eventos culturais. No entanto, a responsabilidade do Festival Suiça Baiana este ano é grande, visto que deve ocupar o vácuo deixado por eventos como Rock Cordel, Festival de Música da Bahia, Conexão Vivo e Festival da Juventude.  “Vamos participar e esperar que em 2015 novos festivais surjam e outros sejam retomados. A cidade mostrou em 2012 que é viável termos dez tipos de festivais em um único ano, precisamos retomar essa diversidade!”, diz Gilmar Dantas, também responsável pela produção do evento.

Confira a programação completa do projeto Festival Suíça Bahiana: http://www.festivalsuicabahiana.com.br/



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)