Projeto Arte pela Cidade homenageia aniversário e cultura de Conquista

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No mês de novembro, avenidas e praças de Vitória da Conquista ganharão mais cor com o projeto de intervenção urbana Arte pela Cidade. De 9, data em que se comemora o 174º aniversário do município, a 30 do mês, a população poderá conferir reproduções de obras de 10 artistas locais espalhadas por diversos pontos da cidade. O projeto é uma iniciativa das Faculdades Santo Agostinho (FASA) e conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC). Quem passar por endereços conhecidos, como Lagoa das Bateias, as avenidas Olívia Flores, Integração e Juracy Magalhães, e as praças do Gil e Gerson Sales, poderá apreciar obras de temáticas e técnicas diferentes.                    

A ideia surgiu, segundo o realizador, da junção de dois desejos: homenagear a cidade, ao mesmo tempo em que se valoriza e divulga a sua produção cultural. “Conhecer e buscar compreender a arte parece-nos de fundamental importância para a construção da nossa identidade. Pois bem, buscando identificar-se com a cultura regional, as Faculdades Santo Agostinho descobriram Vitória da Conquista como um verdadeiro celeiro de talentos. Encantada com a produção conquistense e, por ter essa visão da arte, foi que desejamos e assumimos o projeto de divulgação do notável trabalho de artistas plásticos desta cidade”, esclarece o diretor do campus das FASA em Conquista, o professor doutor Manoel Augusto Sales.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Já na manhã deste domingo, 9, pessoas que fazem caminhada na Olívia Flores foram surpreendidas pelas obras distribuídas ao longo da avenida. “Achei maravilhoso e parabenizo a Santo Agostinho pela iniciativa. Eu fiquei curiosa, a princípio quando vi as placas, comentei com minha família e todos gostaram muito. É bom ver um diferencial das faculdades na cidade, principalmente hoje que é o aniversário de Conquista”, detalha a analista de capacitação, Darte Amaral.

Arte pela Cidade apresenta 10 nomes de artistas que nasceram ou escolheram Vitória da Conquista para morar: Adilson Santos, Alex Emmanuel, Date Sena, Edméa Oliveira, Elva Jardim, J. Murilo (1936-2013), Orlando Celino, Romeu Ferreira, Silvio Jessé e Valéria Vidigal. “Fiquei entusiasmado com o convite e achei o projeto louvável, pois, por variados motivos, as pessoas têm mais dificuldade de acesso às artes visuais. Uma intervenção urbana é uma forma de facilitar esse acesso”, detalha Alex Emmanuel. Para Silvio Jessé o projeto é uma ideia fantástica. “Ficou lindo, porque ajuda a compor a paisagem – meio ambiente e arte, além de valorizar os artistas da terra, que têm um trabalho muito importante para a cidade”, explica o artista plástico conhecido por retratar o sertão com cores fortes e vibrantes.

Para Valéria Vidigal, as FASA escolheram uma proveitosa forma de anunciar sua chegada à Conquista. A instituição é de Montes Claros, Minas Gerais, e está em processo de implantação de uma filial em Conquista. A exposição, que teve início no dia 9, estende-se até o final de novembro. As FASA e a PMVC, bem como os artistas, convidam a população a diminuir a pressa quando passar pelos locais onde as reproduções das obras foram instaladas e parar por alguns minutos para apreciá-las.

Faculdades Santo Agostinho (FASA)

Com sede em Montes Claros, e outros dois campus no estado de Minas Gerais, as FASA representam o que há de mais moderno em educação superior, aliando inovação, seriedade, profissionais gabaritados e formação profissional de qualidade. O ensino oferecido pelas faculdades perpassa o conhecimento científico e se insere nas questões sociais que permeiam a sociedade. A instituição de ensino mineira chega agora em Conquista, onde passa a oferecer os cursos de Arquitetura e Engenharia Civil. A realização do Processo Seletivo 2015 acontece no dia 6 de dezembro no campus de Vitória da Conquista e visa preencher 192 vagas.



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Projeto Arte pela Cidade homenageia aniversário e cultura de Conquista

Comentários fechados