Jacaré-de-papo-amarelo é o novo inquilino do Cetas de Conquista

colegio opcao

Por Juraci Santana

jav

O bicho é o novo morador do Cetas, o Centro de Controle de Animais Silvestres de Vitória da Conquista. O jacaré-de-papo-amarelo foi capturado, ontem à noite, no Povoado Beira do Rio, Zona Rural de Anagé. De acordo com o Tenente Lemos, um dos responsáveis pela captura, o jacaré assustou os moradores do povoado. “Recebemos uma ligação, fomos até o local e constatamos que se tratava de um jacaré. Nós imobilizamos o animal com fita adesiva e trouxemos para o Cetas”, disse.

Apesar de ter sido uma surpresa para o povoado de Beira do Rio, o coordenador do Cetas, Aderbal Azevedo, garante que o jacaré estava em seu habitat natural: “Ele ocorre na Caatinga, na Mata Atlântica, no Serrado. Nós não temos tantos registros de jacarés dessa espécie aqui, mas ocorre. Então, não é surpresa”.

O jacaré-de-papo-amarelo é um bicho típico da América do Sul. Assim como o jacaré capturado, apelidado de Jaca, os animais dessa espécie gostam de ficar a maior parte do dia debaixo d’água e só saem para tomar sol. A caçada ocorre à noite, e eles se alimentam de aves e peixes.

Segundo Aderbal, o animal tem certa de 40 quilos, mede 1,5m, mas não é possível prever a idade, porém se trata de um animal adulto.

Agora, hóspede do Cetas vai passar por exames e, depois, voltar à natureza: “Ele vai passar por exames, iremos verificar se ele tem algum ferimento. E se ele estiver se alimentando bem, vamos procurar uma região onde tenha lago e ele possa voltar à natureza”.



Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Jacaré-de-papo-amarelo é o novo inquilino do Cetas de Conquista

  1. “Procurar uma região que tenha lago”… Caro Aderbal, o que é aquilo que tem em Anagé? um mar?

Comentários fechados