Câmara de Conquista entrega prêmio Elson Galdino à Escola Eurípedes Peri Rosa

parque logistico

Foto: Ascom - Câmara de Vereadores
Foto: Ascom – Câmara de Vereadores

Na manhã desta sexta-feira (7), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou sessão solene para entrega do Prêmio Elson Galdino, instituído para agraciar instituições públicas que se destacam em Vitória da Conquista. O Projeto de Lei foi uma iniciativa do mandato do vereador Ademir Abreu (PT). Em sua segunda edição, o Prêmio Elson Galdino foi entregue ao Círculo Escolar de Bate-Pé, por meio da Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa, pelo destaque no aperfeiçoamento da gestão, participação popular e preservação da instituição, bem como pela contribuição para a melhoria de vida da comunidade de Bate Pé.

O vereador Ademir Abreu (PT), autor do Projeto de Resolução que instituiu o Prêmio Elson Galdino, parabenizou a todos os funcionários públicos, cujo dia é comemorado em 28 de outubro, dizendo que o servidor é um dos pilares de desenvolvimento da sociedade. Em seguida, o vereador falou do objetivo do prêmio, que visa estimular a competitividade e contribuir para o avanço na qualidade dos serviços públicos prestados à população.

Foto: Ascom - Câmara de Vereadores
Foto: Ascom – Câmara de Vereadores

“A escolha do nome de Elson Galdino, que também foi servidor, deve-se à história de luta desse homem, que teve compromisso com a comunidade e com o funcionalismo público, tornando-se referência para aqueles que querem uma sociedade mais justa”.

Ainda, conforme Ademir Abreu, a escolha do Círculo Escolar Integrado de Bate-Pé para receber o prêmio foi feita por um conselho instituído pela Câmara Municipal, que levou em conta a forma como a educação tem sido levada a sério nesse distrito. O círculo é composto pelo Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa (premiada), situada na sede do distrito, e pela Escola Municipal do Pau Ferro II, Escola Municipal Oriosvaldo Silva Pontes (Pau Ferro I), Escola Municipal da Matinha, Escola Municipal Poço Comprido II e Escola Municipal Olímpio José Dias (Poço Comprido I). “O Distrito de Bate-Pé está localizado na caatinga, numa região seca, tendo como principais atividades econômicas o cultivo da mandioca, pequena criação de gado e aves, além de um comércio pequeno; muitas famílias são mantidas com os benefícios sociais do governo, outras recebem ajuda dos familiares que moram fora, além daqueles que aproveitam o período da colheita de café nos outros municípios para conseguir uma renda”, disse o vereador, acrescentando que mesmo com todas essas dificuldades, o Círculo Escolar de Bate-Pé já alcançou a meta do Ideb prevista para 2018, saindo de 2.4, em 2011, para 5.3 em 2013.    

Foto: Ascom - Câmara de Vereadores
Foto: Ascom – Câmara de Vereadores

Para o vereador, a melhoria na nota se deve aos inúmeros projetos desenvolvidos pela escola, tais como, Projeto Meu Diário, em que a família passa a conhecer melhor seus filhos; Projeto Sacolinha da Leitura, que dá ao aluno a oportunidade de escolher os livros que levará para casa, devolvendo-os quando tiver lido; Projeto Mata de Leitura, com uma mala passando de sala em sala; Projeto Recontando os Clássicos Infantis, para que as crianças recontem de forma irreverente o que leram e entenderam; Projeto Cinema da Escola, Jogos de Interclasse, entre outros.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista/Sinserv, José Marcos, parabenizou o vereador Ademir Abreu pela iniciativa de premiar instituições e servidores públicos do município. Segundo ele, o Prêmio Elson Galdino tem grande importância, principalmente no que diz respeito à homenagem ao sindicalista, que foi um militante ativo na luta pelos direitos dos servidores públicos. “Não podemos deixar passar esse momento para que a juventude entenda quem foi Elson Galdino. Se hoje o nosso sindicato é forte em toda a Bahia é graças ao nosso companheiro Elson. Chamavam-nos de malucos, mas nós tínhamos um sonho. Do professor ao gari, todos são importantes para o sindicato. Agradeço a Elson, porque estou fazendo o melhor dentro do sindicato ao lado dos meus companheiros, lutando para melhorar a vida de todos os servidores. Para mim, ele não morreu, e sua luta me inspirou a ser o que sou”. 

Aluna da Escola Eurípedes Peri Rosa, Ester Cristina de Santana falou da sua alegria em fazer parte da escola. “A gente reproduziu o vídeo que foi apresentado aqui hoje, tudo com ajuda dos nossos professores e da direção, isso mostra como são importantes esses projetos desenvolvidos pela escola, são graças a eles que a gente aprende mais, que a gente cresce, hoje temos uma ex-aluna do Peri Rosa cursando jornalismo na Uesb, o professor Davino sempre nos incentivou, ele mostrou que a vale a pena lutar para sermos cada dia melhores, o prêmio que a escola está recebendo é a maior prova disso”. 

O diretor da Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa, Davino Nascimento, agradeceu ao Legislativo pela homenagem, e ao Governo Municipal pela parceria na busca por avanços para tornar a escola um local de aprendizado prazeroso para os alunos. “Acho que o Legislativo tem mesmo de estar junto com a gente, para que busquemos um futuro melhor de forma conjunta. Hoje estamos colhendo frutos de uma semente que vem sendo regada desde 2010 até os dias atuais. Muitos professores que hoje não estão lá tentaram “fincar a semente” de leitura e busca de conhecimento. Não o conhecimento do senso comum, mas sim o conhecimento que possa aliar a teoria e a prática. Temos muitos desafios pela frente, como levar a família cada vez mais para dentro da escola, e para mim o maior prêmio é ver a população de Bate Pé presente, com os funcionários que tanto se dedicam aqui. Não tenho demérito em dizer que eu e a vice-diretora participamos todos os meses de reuniões com os funcionários para ouvir deles os caminhos a percorrer. O prêmio é de todos os profissionais que ali passaram”. 

A professora Jocelma Gusmão, coordenadora da Secretaria de Educação, parabenizou o trabalho desenvolvido pela comunidade escolar e disse que o prêmio é uma retribuição aos resultados apresentados pela escola. “Quem vive no campo sabe das dificuldades enfrentadas no cotidiano de uma escola, mas a Escola Eurípedes Peri Rosa tem feito a diferença com projetos significativos, enriquecendo e transformando o sonho e o desejo de tantas crianças e adolescentes, para nós é gratificante a nota do Ideb de 5.3, isso mostra a mudança na aprendizagem, uma escola que assume uma liderança em qualidade de ensino, uma escola que transforma e modifica a aprendizagem dos alunos, que trabalha com projetos e promove uma transformação real, por meio de um trabalho coletivo de professores, gestores e comunidade, um trabalho de parceria, que tem acertado na metodologia, e todos nós temos o dever de estimular essa prática para que sirva de exemplos a outras unidades escolares”. 



Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)