Vitória da Conquista recebe o 19º Fórum de Liderança

colegio opcao

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Vitória da Conquista recebeu na manhã desta quarta-feira (5.11), o 19º Fórum de Liderança [B+]. O evento que debateu sobre o varejo, um dos principais setores da economia brasileira e o mais relevante do município, trouxe para a cidade dois nomes importantes do segmento: David Lee, vice-presidente da Le Biscuit, e Ewerton Visco, diretor da Aliansce. Ambos contaram um pouco da história das empresas que representam e destacaram a importância da expansão dos shoppings centers, principal indústria varejista da atualidade, para o desenvolvimento regional.

Ewerton Visco iniciou a participação no Fórum destacando a importância da troca de informações, pois novos conhecimentos são fundamentais para o setor varejista, em especial para área de shoppings, um setor dinâmico, que sofre constantes mudanças. “Varejo é o pilar da nossa economia, e em Conquista não é diferente. Discutir esse segmento e suas implicações é sempre muito positivo, até porque a nossa relação de varejo vem sofrendo alterações ao longo dos anos. E cada vez que se discutimos esse conteúdo, o setor cresce e se consolida”, destacou Visco.

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Compartilhando desse pensamento, David Lee ressaltou a importância do processo de interiorização das novidades e tendências do mercado. “Conquista é uma cidade regional, de grande porte, que tem uma convivência muito grande com a capital e outras regiões do país. Então, as tendências, as novidades, os acontecimentos têm de ser difundidos, a exemplo do que ocorre nas capitais”, afirmou Lee.

Shoppings Centers e desenvolvimento regional

Durante suas apresentações, os palestrantes abordaram questões relacionadas à ascensão dos shoppings centers, principalmente no interior. De acordo com Visco, a indústria varejista, que agrega os shoppings, contribui de forma significativa para o crescimento da economia e para o desenvolvimento de estados como a Bahia. E vai além, ao afirmar que “esses equipamentos favorecem o desenvolvimento humano, já que o shopping deixou de ser um local somente de compras e passou a ser também um espaço de convivência e lazer”.

De acordo com Lee, o crescimento e difusão dos shoppings em todo o Brasil impulsionaram o crescimento do setor varejista, a exemplo da rede Le Biscuit. “A expansão da nossa rede casou perfeitamente com o mercado deshopping center”, ressaltou o vice-presidente da empresa. De 2009 até hoje, a Le Biscuit abriu mais de 50 lojas, passando a contabilizar 76 filiais espalhadas em 12 estados brasileiros. A maioria dessas unidades está localizada em shoppings centers, um segmento que, no mesmo período, também teve um amplo crescimento.

Varejo em Vitória da Conquista

Para os empresários, executivos e formadores de opinião que participaram da 19ª edição do Fórum de Liderança [B+], a iniciativa de trazer o evento para Vitória da Conquista foi extremamente positiva, já que se trata de um polo regional que atende mais de dois milhões de pessoas da região Sudoeste da Bahia e do Norte de Minas Gerais. “O Fórum vem mostrar a dinâmica e o potencial que Conquista tem, estando entre as 100 melhores cidades do Brasil para trabalhar e para viver. Então, vem em um momento muito oportuno para trazer o que os empresários precisam saber para ampliar sua visão e para não perder as oportunidades que a cidade está oferecendo”, disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista, Marcos Alberto.

Nesse contexto, o gerente regional dos Correios, Nilton Santa Cruz, afirma que esses momentos “qualificam o debate, os serviços prestados e trazem novas ideias para as grandes lideranças, que são quem realmente faz o mercado de Vitória da Conquista e região”.

Para Renato Simões Filho, diretor executivo do Grupo [B+], debater o tema varejo em Vitória da Conquista foi algo bastante pertinente, pois há uma grande aderência ao tema na cidade, uma vez que “a principal força de negócio na região, liderada por Conquista, é o comércio”.  “Trouxemos dois grandes palestrantes, personalidades reconhecidas no cenário nacional, tanto pela sua importância, quanto pelas empresas que representam. Acredito que os empresários e executivos que aqui estiveram saíram com informações valiosas para tocar os negócios”, explica.

Também marcaram presença no evento, André Souza, representante Ey, Silvio Corradi, presidente da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (Aivic), Itamar Figueredo, presidente da Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquita (Acivic), além de empresários locais de diversas áreas, além de representantes da mídia local.



Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)