Noite de abertura do Salão de Artes Visuais em Vitória da Conquista premiou artistas

parque logistico

foto 2

A população e visitantes de Vitória da Conquista pode visitar até o dia 31 de agosto, gratuitamente, a exposição dos Salões de Artes Visuais da Bahia, inaugurada na última sexta, 18 de julho, pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A cerimônia de abertura contou com a presença de cerca de 150 pessoas, com ampla participação de artistas integrantes da mostra, que tem um total de 25 obras, selecionadas por meio de edital público. Também estiveram presentes a Diretora Geral da FUNCEB, Nehle Franke, e a coordenadora de Artes Visuais da FUNCEB, Elaine Pinho. Além da solenidade de premiação de artistas, a noite foi marcada pela apresentação do trio de jazz local Tymbrar. Esta é a última etapa da edição 2013 dos Salões de Artes Visuais da Bahia.

now

Um júri especializado escolheu três trabalhos para receberem, cada um, os prêmios de R$ 7 mil oferecidos pela FUNCEB: Fábio Gatti, com a instalação fotográfica “Eu Boneca”; Roberta Nascimento, com a performance instalação “Reação em Cadeia: Agente se Liga em Você”; e Tina Melo, com a instalação “Velados”. A comissão também conferiu menção especial para os artistas Alex Oliveira, com a videoarte “Ritos de Passagem”, e André Souza, com “Castelo”, de impressão sobre papel fotográfico. A comissão foi composta por Rogéria Maciel, de Vitória da Conquista; Jared Domício, de Fortaleza; e Iêda Oliveia, de Salvador. No encerramento do Salão, em 31 de agosto, será conhecido ainda o Prêmio do Público, concedido através do voto dos visitantes.

salão 1

O evento em Vitória da Conquista compreende a última etapa dos Salões de Artes Visuais da Bahia edição 2013, suspensos no ano passado para a regularização de compromissos relacionados ao cumprimento aos Decretos nºs 14.682 e 14.710/2013, que determinaram o contingenciamento no orçamento das secretarias e órgãos estaduais. Antes, ainda em 2013, haviam sido realizadas exposições em Feira de Santana e Teixeira de Freitas. Este ano, foi a vez de Barreiras, no Oeste, Lençóis, na Chapada Diamantina, e agora Vitória da Conquista.

ARTISTAS E OBRAS PARTICIPANTES DOS SALÕES DE ARTES VISUAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA: Alex Moreira, com a obra “Planta de Arte” (técnica mista – computação gráfica e impressão); Alex Oliveira, “Ritos de Passagem” (videoarte); Álvaro Villela, “Nós, os marcianos” (fotografia); André Souza, “Castelo” (impressão sobre papel fotográfico); Carla de Carvalho, “Fina Linha” (mista de prensagem das fibras da tala da folha do coqueiro da Bahia tingidas e ourivesaria em cobre e latão); Clara Domingas, “In memoriam” (pintura); Devarnier Hembadoom Apoema, “Vitória Régia, enquanto a cor da epo dos Ava for fíri importante do que o brilho dos eçá haverá joeopu’a” (fotografia); Fábio Duarte, “Série Salvador/Ruído e Desalinho em Tons Vibrantes” (fotografia de aparelho móvel); Fábio Gatti, “Eu Boneca” (instalação fotográfica); Fernando Gomes, “Reencontro A” (fotografia); Flávio Lopes, “Réquiem para a Velha Bahia” (Videoarte); Flos, “Grafiitti em mobiliário urbano” (intervenção); George Neri, “Pipa” (instalação); João Oliveira, “Ficções. Segmento do dorso” (gravura em metal – triptico); Marcio Junqueira, “Self Portrait (2012)” (Videoarte – triptico); Nubia Pinheiro, sem título (fotografia); Pablo Cordier, “Derradeiro ato; último aplauso, Desenho” (poliptico); Pedro Juarez, sem título (poliptico de fotografia); Roberta Nascimento, “Reação em Cadeia: Agente se Liga em Você” (instalação-performance); Rodrigo Freire, “Code” (intervenção); Rodrigo Wanderley, “Noites Interiores” (fotografia); Talitha Andrade, “Diário de Notícias” (instalação); Tina Melo, “Velados” (instalação); Wianey Santiago, “Corria, enquanto atravessava. Sweet para quando estiver pensando em você não marear” (instalação); Yuri Ferraz, “Instalação com 10 pinturas” (instalação).



Cultura, Notícias, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Noite de abertura do Salão de Artes Visuais em Vitória da Conquista premiou artistas

  1. que pena que meu primo Yuri Ferraz com a Exposição IRÚNMOÈ não foi um dos premiados…!!!

Comentários fechados