Conquista: internas do presídio Nilton Gonçalves participam de curso de horticultura

tex encomendas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Internas do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, já estão prontas para a produção de produtos orgânicos, conhecimento adquirido por meio do curso de horticultura orgânica desenvolvido dentro da Unidade Prisional.

O curso foi oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e contou com a participação de 10 internas, foi ministrado no período de junho e julho de 2014, com carga horária de 160 horas, dividido em 3 módulos: básico, empreendedorismo e o técnico.

De acordo com o diretor do presídio, Alexsandro Oliveira, os cursos profissionalizantes contribuem de forma significativa no processo de ressocialização dos internos, desenvolvendo conhecimentos que vão além do aspecto técnico, com conteúdos como ética, cidadania, direitos humanos e empreendedorismo entre outros abordados, preparando os internos para o mercado de trabalho, dando-lhes oportunidade de retorno financeiro com a produção, comercialização e consequentemente, facilitando o seu retorno ao convívio social.

internas 2
Foto: Divulgação

Fortalecer as ações para a descontinuidade da conduta delitiva do interno na sociedade, através de ações de educação e profissionalização do trabalho produtivo são um dos compromissos firmados pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização e o Programa Pronatec/SENAR.

O curso além de promover a capacitação profissional também é responsável por ser um fio condutor para criação e realização de antigos e novos sonhos, como é o caso de Francileide Lemos “ Agora eu terei a oportunidade de plantar uma horta e começar um negócio vendendo para os vizinhos e quem sabe no futuro ser uma fornecedora de alimentos orgânicos até mesmo para os supermercados e agradeço a oportunidade do SENAR e a direção do presídio. Quando sair daqui vou trabalhar na minha própria empresa”, frisou a interna.

No final do curso todas receberam certificados, e receberam o incentivo da equipe do presídio e um discurso do Diretor que encerrou dizendo: “Espero que sejam mais dez internas que chegaram presas e retornarão a sociedade como cidadãs”.



Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Conquista: internas do presídio Nilton Gonçalves participam de curso de horticultura

  1. Assisti essa reportagem na tv sudoeste, me emocionei, clamo a Deus que ajude essas pessoas para que possam mudar de vida.

Comentários fechados