
O Prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), irá receber nos próximos dias um Projeto de Lei que autoriza o poder executivo a implantar na rede municipal de saúde o Programa de Assistência e Prevenção à Obesidade Mórbida.
O projeto é de autoria da vereadora Lúcia Rocha (DEM). No cumprimento desta Lei, o Poder Executivo garantirá ao portador de obesidade mórbida: Diagnóstico e avaliação clínica; Atendimento médico especializado; Acesso à cirurgia bariátrica; Fila única gerenciada pelo Gestor Municipal para a realização do procedimento cirúrgico; Acompanhamento pós-operatório no serviço credenciado; Fornecimento gratuito de medicamentos destinados exclusivamente ao portador de obesidade mórbida submetido à cirurgia bariátrica; Cirurgia plástica reparadora, após dezoito meses da realização da cirurgia bariátrica no serviço credenciado.
“A cirurgia e Assistência e Prevenção à Obesidade Mórbida faz o procedimento e encaminha para Salvador, mais pessoas que sofrem desse mal não conseguem por questões de saúde ou financeira, esperar na fila dos hospitais de Salvador e fazer a cirurgia, além da falta de conhecimento que alguns moradores do interior têm com a capital. Com a aprovação da Lei, a nossa cidade poderá realizar esse tipo de procedimento junto ao poder público municipal”, disse a vereadora.
Saiba Mais
A obesidade é considerada uma doença crônica, tendo como principais causas hábitos alimentares errôneos com alta ingestão calórica e baixo gasto energético, causas genéticas, psicológicas, entre outras. Consiste no acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo, tendo com a referência o IMC (Índice de Massa Corporal), sendo ele maior que 40k g/m² favorece a indicação cirúrgica. Cirurgia Bariátrica é o nome dado às intervenções realizadas no aparelho digestivo para tratamento da obesidade e tem com o objetivo promover redução de peso, ou seja, da capacidade de armazenamento gástrico e de sua velocidade de esvaziamento. No pré e pós-operatório são informadas ao paciente suas novas dietas alimentares distintas, com quantidade e tipo de alimento limitado de acordo com a capacidade gástrica individual.



