Hospital Geral de Vitória da Conquista forma 1ª turma de residentes em anestesiologia do interior da Bahia

No último sábado (29), o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) alcançou mais um feito histórico: formou a primeira turma de residentes em anestesiologia do interior da Bahia. São quatro novos anestesistas, que iniciaram as atividades na maior unidade de saúde do Sudoeste baiano em fevereiro de 2019.

“Precisamos destacar o trabalho da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) para que essa residência viesse para o HGVC, em especial o empenho de Fábio Vilas-Boas, secretário e grande responsável. À frente da pasta, Fábio sempre se dedicou a melhorar as condições de trabalho dos hospitais do interior, aliando isso à qualificação na formação dos médicos”, disse José Antônio Fernandes Santos, coordenador médico do centro cirúrgico do HGVC.

Vagas para residência em anestesiologia estão entre as mais escassas do país. Por conta disso, a oferta de profissionais é limitada, e o mercado, disputado. Como observa o Dr. José Antônio, a formação na Bahia estava reduzida a poucas unidades de Salvador, e a descentralização era um pleito antigo.

“A residência em anestesiologia era uma necessidade antiga de Conquista, e Vilas-Boas prontamente nos atendeu viabilizando as bolsas junto à Sesab. E essa é apenas a primeira turma: a partir de agora, o HGVC formará residentes a cada ano. Não só em anestesiologia, mas também em clínica médica, pediatria, cirurgia e ortopedia”, completou o coordenador.



Conquista, Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)