Conquista: Prefeitura comemora Dia do Conselheiro Tutelar anunciando novos investimentos na área

Nesta quinta-feira (18), Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, a prefeita Sheila Lemos e o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, anunciaram uma série de investimentos que serão destinados à formação desses profissionais e à infraestrutura dos órgãos em Vitória da Conquista. As novidades foram comunicadas em um café da manhã em homenagem aos 15 conselheiros tutelares do município, realizado hoje no auditório da Rede de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A boa notícia é que os três Conselhos Tutelares do município, que atendem às zonas leste e oeste e à zona rural, receberão novos computadores. Além disso, os conselheiros terão acesso a duas capacitações: uma na área de direitos humanos da criança e do adolescente; e outra para manuseio do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), plataforma nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, os gestores também lembraram que será criado o quarto Conselho Tutelar no município, no próximo ano.

Para a prefeita Sheila Lemos, esta data simboliza o reconhecimento e a valorização que a Prefeitura dedica aos seus conselheiros tutelares. “É uma parceria mesmo de mão dupla, em que o Governo precisa entender e ajudar os conselheiros, e eles devolverem isso para a sociedade. Então estamos procurando fazer mais investimentos em nossos Conselhos, para que no próximo ano a gente tenha uma ação mais eficaz dos Conselhos na defesa da criança e do adolescente aqui em nosso município”, afirmou.

O secretário Michael Farias destacou a importância da atuação dos profissionais homenageados. “O conselheiro é o guardião da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente, no que se refere ao acesso de crianças e adolescentes aos seus direitos. Diante de situações de violação de direitos, diante de situações de essa criança ser vítima de violência, o Conselho tem participação muito importante para proteger essas crianças e garantir que elas e suas famílias possam efetivamente ser protegidas”, explicou.

Representando os conselheiros tutelares do município, Poliane Santana expressou o sentimento dos profissionais diante dos anúncios desta manhã. “Nós nos sentimos agradecidos, não enquanto pessoas, mas enquanto órgão, que garante direitos e proteção às crianças e adolescentes. Então os avanços e melhorias que têm ocorrido vêm só nos qualificar e favorecer para que nosso trabalho seja realizado da melhor forma, com profissionalismo, e com o cuidado e zelo que a demanda da criança e adolescência exige”, disse.

Também participaram do evento o juiz da Vara da Infância e Juventude, Juvino Brito; e o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Marcos Coelho.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)