Conquista: Superlotação de recepção do Hospital de Base chama atenção

A superlotação da recepção do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) chamou atenção nesta sexta-feira (23). Vídeos feitos por acompanhantes de pessoas que foram em busca de atendimento no hospital ganharam a internet e causou espanto na população. Isso porque a recepção estava lotada de pessoas em macas e cadeiras, aguardando atendimento e vaga para serem internadas. O assunto foi abordado nos telejornais da TV Sudoeste.

A direção do Hospital Geral disse por meio de nota que o atualmente a escala de médicos da unidade encontra-se normalizada. Mas que um dos fatores que contribuem para a superlotação da Emergência é a grande demanda que o HGVC vem atendendo no momento.

Esse número excessivo de pessoas doentes está atrelado ao fato de que, desde o início da pandemia, muitos postergaram os cuidados com a própria saúde. Pacientes com esse tipo de perfil tendem a permanecer muito tempo internados diminuindo a rotatividade dos leitos e, desta forma, contribuindo para superlotação da Emergência.

A nota também disse que os postos de saúde de Vitória da Conquista não estariam funcionando como deveriam. Por isso, muitos dos pacientes que se encontram no corredor da emergência estão aguardando procedimentos simples, por não estarem conseguindo ser atendidos pela atenção básica do município. Ainda segundo a nota do HGVC ainda destacou que  apesar da quantidade elevada de pacientes presentes na unidade, todos estão sendo assistidos.

A Prefeitura, por sua vez, disse que todas as unidades estão com os atendimentos normais, tanto dos pacientes suspeitos de Covid-19 quanto dos programas da Atenção Primária e campanhas de vacinação. Infelizmente, em algumas unidades os profissionais médicos pediram demissão ou os contratos mantidos pelo programa Mais Médicos se encerraram e não foram renovados pelo Governo Federal.

Para não deixar os pacientes sem atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde, está deslocando médicos da rede para atendimento nessas unidades, duas vezes por semana, de modo a atender as demandas mais urgentes. E no próximo mês, quatro novos profissionais do programa Mais Médicos serão incorporados à rede municipal de saúde, enquanto um novo processo de seleção está sendo organizado.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)