Rádio conquistense: Programa Resenha Geral deixa a Rádio Brasil FM, Robson do Val estreia o ‘Terceira Via’ na emissora

Nesta segunda-feira, 19 de agosto, a Rádio Brasil FM – 107,7 – promove a estréia de  um novo programa jornalístico. O programa, que terá duração de uma hora, será transmitido de segunda a sexta, sempre a partir do meio dia, ocupando o espaço que durante os últimos meses foi utilizado pela Resenha Geral. O noticiário, que foi batizado de Terceira Via, nasce  com o objetivo de trazer uma discussão aprofundada dos principais assuntos que movimentam  a opinião pública, com ênfase para aqueles que afetam diretamente o cotidiano dos cidadãos de Vitória da Conquista e região. O nome do programa revela muito sobre a linha editorial que  se pretende adotar.

– Nossa intenção é, como já fazíamos na Resenha Geral, desvincular a divulgação da notícia de preferências político- partidárias, prática adotada em larga escala por vários meios de comunicação do nosso país, o que, ao nosso modo de ver, tem prejudicado a formação de uma opinião pública qualificada – explica o jornalista Robson do Val, responsável pela apresentação do programa – Sabemos que  existe um público ávido por análises que fujam do lugar comum da polarização, que ilude  grande parte da audiência, que acaba caindo na ilusão de que existe um lado totalmente bom  e um lado exclusivamente mal. Queremos continuar discutindo os problemas da sociedade e as suas  soluções possíveis, deixando de lado o personalismo barato, que discute nomes e bandeiras. Já tínhamos essa liberdade na Resenha e vamos continuar por esse caminho. No melhor dos sentidos,  eu diria que a nossa intenção é incomodar para não deixar acomodar – complementa o  jornalista.

Para atingir esse objetivo, o programa terá um dinamismo que incluirá entrevistas especiais, comentários de especialistas em diversos temas e a parceria dos principais blogs da  cidade, com boletins diários sobre os assuntos que foram destaque no noticiário. Uma  será a abertura de espaço para participação direta do ouvinte, que poderá enviar  áudios com as suas opiniões e comentários que serão colocados no ar. Especialmente nas  sextas-feiras, boa parte do programa será dedicada à agenda cultural da cidade, trazendo  entrevistados para falar de música, cinema, teatro e literatura, sob o comando da Jornalista
Elen Vila Nova. A confiança depositada no novo projeto é tanta, que o programa já nasce  credenciado pelo apoio de algumas das empresas mais representativas de Vitória da Conquista  e região.

O diretor da Rádio Brasil FM, Walterley Miranda, comenta que o a linha editorial do  Terceira Via segue a linha ideológica da emissora, que procura apresentar ao público um jornalismo que prioriza a utilidade pública da informação, de forma eficiente e independente.  Walterley destacou também o quão importante foi o período em que a Resenha Geral esteve  no ar na Rádio Brasil:

– A Resenha Geral é um programa histórico, com mais de quatro décadas no ar, que teve influência decisiva em momentos marcantes de nossa sociedade e que merece todo o  nosso respeito. Por ser um programa tão importante, pra nós foi uma honra poder abrigá-lo  por esse período em que esteve incluído em nossa programação. Somos muitíssimo gratos  àqueles que nos concederam esse privilégio.



Conquista, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)