Conquista: Informação que circula no WhatsApp sobre animais expulsos de casa é falsa; confira

Circula pelo WhatsApp uma nota de autoria desconhecida que informa que, em uma pretensa ação da Prefeitura, animais teriam sido retirados com brutalidade de uma casa e deixados abandonados na rua. O blog do Rodrigo Ferraz tentou confirmar se a história procede, mas percebeu rapidamente que se trata de mais uma das muitas fake news que circulam pela web.

Em primeiro lugar, o autor da nota não se identifica e o endereço da casa não é divulgado, o que impede o contato da reportagem. Em segundo lugar, a nota sequer informa se o fato aconteceu no município de Vitória da Conquista. Ou seja, a notícia poderia dizer respeito a qualquer cidade do Brasil. Em terceiro lugar, a nota diz que o fato ocorreu às 23 horas do dia 20/03/2018. Ora, hoje é dia 20, e nem chegamos ainda às 23 horas. Assim, é impossível acreditar que a nota seja verdadeira.

Em contato com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, o coordenador de Comunicação Cauê Marques informou que não tem conhecimento da ação e que os funcionários da Prefeitura não são autorizados a entrar na casa de particulares no período noturno, exceto em casos de emergência manifesta.

O blog do Rodrigo Ferraz ressalta que combate com afinco as fake news, e preza pela informação honesta e fidedigna. Sempre que desconfia de uma notícia, como a presente, faz a apuração necessária para informar aos seus leitores se ela procede ou não.
Segue abaixo a íntegra da nota falsa:

Pessoal ajudem a compartilhar:
Algumas pessoas sabem q eu ajudava uma senhora com os animais q morreu a pouco tempo, continuei cuidando após a morte, pedi ajuda ajuda para arcar com alimentação.
Então resumindo a história a casa foi doada pela prefeitura deixando os animais sem abrigo, a prefeitura agiu de má fé, pegou meus dados e ficou de entrar em contato comigo, não foi o q aconteceu, estão todos os animais sumidos e com medo, até as gatinhas cegas foram escurraçadas, agora os animais estão correndo risco de vida, e ainda fui ameaçado pelas pessoas q entrou na casa, precisamos manifestar para q a prefeitura dê um parecer sobre a situação dos animais se não devolver a casa, arrumar um local para os animais ficar.
Ajudem compartilhando para q possamos proteger os animais.
Fato aconteceu as 23 horas, do dia 20/03/2018.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)