Sudoeste baiano: Deputados e vereador defendem pleitos de melhorias para Brumado

Em  audiências e visitas nos órgãos e secretarias do Governo do Estado, realizadas nesta segunda-feira (23), os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) acompanharam o vereador de Brumado, José Ribeiro, na defesa de melhorias para o município. Entre as demandas apresentadas estão a  ampliação de abastecimento de água, apoio a agricultura familiar e ligação de luz elétrica na zona rural junto à Companhia de Engenharia Ambiental (CERB), Companhia de Ação Regional (CAR), Embasa, Superintendência de Defesa Civil ( SUDEC) e Coordenação do  Programa Luz Para Todos.
Também integrou o grupo o líder comunitário Gilberto da Silva Coqueiro.
Na Secretaria da Infraestrutura, o  Superintendente de Energia e Comunicações,Celso Rodrigues, informou sobre a aprovação da ligação de luz elétrica para famílias das comunidades de Furados dos Veados e recebeu do grupo nova reivindicação para Barreiro e adjacências.  Com o chefe de gabinete da CERB, Cláudio Machado, trataram de abertura de poços artesianos e, na CAR, o presidente do órgão, Wilson Dias, recebeu ofício solicitando a construção de passagem molhada  para facilitar o acesso dos moradores das comunidades de Furados dos Veados e de Barreiro à sede.

Na Embasa, os deputados e o vereador buscaram informações sobre projetos de abastecimento na região. A direção da empresa tranquilizou o grupo quanto ao pleito do município vizinho de Tanhaçu de construção de uma adutora para captação de água da barragem de Cristalândia. A elaboração do projeto executivo está em fase de licitação. Explicou que será feito estudo de viabilidade para assegurar eventual implantação da adutora sem prejuízo para o abastecimento de Brumado.
O grupo, inclusive, cobrou  a ampliação da  capacidade da barragem de Cristalândia, que segundo o diretor de Operações do Interior, Ubiratan Matos, já foi projetada para ser aumentada. São duas opções em estudo para isso: uma ampliação no moldes tradicionais de engenharia, que envolve recursos mais elevados; ou o uso do fusigate, tecnologia francesa que envolve custo menor, mas permite aumentar a capacidade de armazenamento de água em mais 30 por cento do limite atual.
Junto ao superintendente da Defesa Civil  do Estado (Sudec), Paulo  Sérgio Menezes, o vereador José Ribeiro buscou alternativas para  o abastecimento de água em comunidades rurais que sofrem com a seca e denunciou a escassez de carros pipa. Menezes disse que a queixa é geral nos estados atingidos pela seca, já que o governo Temer reduziu os investimentos em carros pipa de R$ 90 milhões para R$ 57 milhões, além de ter passado a concentrar a distribuição de água num só ponto de cada comunidade assistida, obrigando as famílias a se deslocarem de longe para buscar  latas de água.


Destaques, Política, Sudoeste

Comentário(s)