Mais chuvas fortes com raios devem cair em Conquista: saiba como se proteger

Conquista9

No último domingo, 06, uma forte chuva pegou o conquistense de surpresa. Com ela, vieram ventos fortes e uma grande quantidade de raios.

As fortes e intensas descargas elétricas fizeram com que muita gente ficasse com medo e atento para novas ocorrências. Na região do Distrito Industrial, por exemplo, muitos moradores confirmaram a queda de muitos raios em árvores, áreas abertas e até moradias. Um deles atingiu uma árvore do pátio de uma fábrica de produtos de limpeza. Outro, a poucos metros dali, atingiu uma residência. Segundo uma das funcionárias da casa, que atendeu a nossa equipe, os patrões estavam na residência no momento da queda do raio, porém não sofreram danos físicos, já que primeiro a corrente elétrica atingiu o para-raio, danificando-o, e depois destruiu parte do telhado da residência.

Mas, por que tantos raios caem em nossa região? Para explicar, procuramos o professor e climatologista Rosalve Lucas, da Estação Meteorológica da Uesb. Segundo ele, por estarmosem uma área plana, sem muitas montanhas e com solo  favorável, a incidência de raios é maior do que em outros lugares.Então, com tantas descargas elétricas em nossa região, o jeito é se proteger, já que mais chuvas – com raios – devem chegar ainda neste mês e também em janeiro.

Quais os principais cuidados

Se possível, não saia para a rua ou não permaneça na rua durante tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário. Nestes casos, procure abrigo nos seguintes lugares: carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios; em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis; em grandes construções com estruturas metálicas; em barcos ou navios metálicos fechados; e finalmente em desfiladeiros ou vales. Se estiver dentro de casa, evite: usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica. Se estiver na rua, evite: segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe; empinar pipas e aeromodelos com fio; andar a cavalo; nadar; e ficar em grupos.

Se possível, evite os seguintes lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios: pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas; estacionar próximo à árvores ou linhas de energia elétrica.

Se possível, evite também certos locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade, tais como: topos de morros ou cordilheiras; topos de prédios; áreas abertas, campos de futebol ou golfe; estacionamentos abertos e quadras de tênis; proximidade de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas, trilhos e árvores isoladas; estruturas altas, tais como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus pêlos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um raio esta prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para a frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não deite-se no chão.

 



Vitória da Conquista

Comentário(s)