Conquista: Herzem homenageia 115 anos da 1ª Igreja Batista em discurso na Assembleia

atlanta

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O aniversário dos 115 anos de fundação da 1ª Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista foi destacado na Assembleia Legislativa pelo deputado Herzem Gusmão (PMDB) com uma moção de congratulações. A história da Igreja começou em março de 1900, quando a Proclamação da República ainda não tinha completado 11 anos e o Brasil era administrado pelo presidente Campos Sales.

Em 1900, o fazendeiro Tertuliano da Silva Gusmão, que comprava e vendia gado em toda Região Sudoeste, ganhou uma Bíblia de presente em uma das suas viagens. Ao retornar para Vitória da Conquista, o fazendeiro, impressionado com as mensagens do livro mais lido em todo o mundo, reuniu alguns parentes e amigos próximos para ler algumas passagens da Bíblia. A partir daí, criou fama do propagador da palavra de Deus e, todos os dias, dezenas de pessoas se reuniam em sua casa para ouvir as mensagens. Foi aí que surgiu o embrião da Igreja.
Anos depois foi construído em Vitória da Conquista um pequeno templo para abrigar os fiéis que, cada vez em maior número, queriam participar dos eventos religiosos e pregar a palavra de Deus. O primeiro pastor da Igreja foi Theóphilo de Queiróz, genro de Tertuliano. Em 1928, foi inaugurado mais um templo, na Praça Dois de Julho, atual Caixeiros Viajantes. Este templo foi demolido no final dos anos 50, para construção do atual, inaugurado em 1966, sob o comando do ministério do pastor Gérson Rocha. Atualmente, os cultos são transmitidos ao vivo pela internet.

“Em nome da Assembleia Legislativa parabenizo a população de Vitória da Conquista pelos 115 anos da Primeira Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista”, finalizou o deputado Herzem Gusmão.



Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)