Cantor João Sereno traz projeto musical para Vitória da Conquista

restaurante recanto

unnamedJoão Sereno, reconhecido como mestre do ritmo da região do Vale do São Francisco e inventor de novas musicalidades, desembarca em Vitória da Conquista, no próximo dia 20, para apresentar o espetáculo musical “João Sereno e a música das Rodas de São Gonçalo de Amarante”. O show é um projeto de circulação pelo estado, que além de Conquista, inclui apresentações nas cidades de Salvador (Teatro Jorge Amado), Santo Amaro (Teatro Dona Canô) e Uauá (Concha Acústica da Praça do Conselheiro). A circulação é patrocinada pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) por meio de seleção em edital.

O projeto é fruto da busca do artista por uma nova sonoridade, encontrada na música das Rodas de São Gonçalo de Amarante, um folguedo popular da região de Juazeiro e Petrolina. Características musicais do folguedo, como os compassos ternários, formam a base para a nova batida, desenvolvida por Sereno, que a vem chamando de SomGon. À tradição, fundem-se elementos universais, recheados de divisões e batidas em contratempo. “No folguedo é uma ou duas violas e dois pandeiros que fazem o som. Eu acrescentei guitarra, baixo, bateria e sopro, dando uma batida nova, batizada de SomGon”, explica. O resultado, segundo ele, é uma música rica, alegre, percussiva para dançar e celebrar a vida.

Desse caldeirão musical surgiu um show com cerca de 90 minutos e um repertório de 15 canções, muitas delas autorais ou fruto de parcerias. Estão incluídos também alguns dos sucessos do artista, já gravados por grandes nomes da MPB, como Dominguinhos, Targino Gondim e Adelmário Coelho. Sereno se apresenta acompanhado por uma banda formada por sanfona, contrabaixo, bateria, guitarra, percussões, sopros e vocais. O público ainda terá a oportunidade de conhecer os passos típicos da dança de São Gonçalo, que serão apresentadas por um trio de dançarinos.  

“João Sereno e a música das Rodas de São Gonçalo de Amarante” é aberto ao público e acontece no Teatro Glauber Rocha da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

As rodas de São Gonçalo

Em Juazeiro da Bahia as rodas de São Gonçalo são comuns como pagamento de promessas. Duas filas de dançarinos, homens e mulheres, lado a lado, mais o guia, dançam os passos: trancelim, trocado, roda viva, peru, meia lua e outros. “O doente se pega com o santo, fica bom, então paga as rodas”, conta a juazeirense Dona Marieta da Piranga. A festa, segundo ela, é ainda regada a comida farta, como a famosa buchada de bode, acompanhada de aluá, uma espécie de garapa a base de milho, abacaxi, melaço de rapadura e especiarias. A coreógrafa petrolinense Gícia Mazd, recriou modernamente a roda de São Gonçalo, na qual homens e mulheres em movimentos gregários dançam alegre e harmoniosamente nas festas, nas ruas, sem violência.

SERVIÇO

Show João Sereno e a música das Rodas de São Gonçalo de Amarante

Onde: Teatro Glauber Rocha (Uesb) / Vitória da Conquista

Data: 20 de março

Horário: 20h



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)