Câmara realiza sessão solene para entrega do Título de Cidadão Conquistense; confira quem recebe a honraria

unnamed6397475675_095d9eb61c_z

A Câmara Municipal realiza nessa quinta-feira, às 19h, no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Conquistense. A entrega da honraria é um reconhecimento pelo trabalho de pessoas que, embora não tenham nascido em Vitória da Conquista, contribuíram com trabalho e dedicação para o desenvolvimento do município, fazendo com que a cidade seja uma das mais dinâmicas do país.
Nesta edição do Título de Cidadão Conquistense, 42 pessoas serão homenageadas pelo Legislativo, que vai agraciar personalidades que escolheram Vitória da Conquista para morar, estudar ou trabalhar, e que têm contribuído para o crescimento econômico e social do município.

A solenidade marca um ato considerado de grande importância por todos os parlamentares, que assim reconhecem o trabalho dos filhos adotivos de Vitória da Conquista, em prol do desenvolvimento do município.

Conheça os novos cidadãos conquistenses:

Agenor Liberal Batista: Nasceu em 1929 e é natural de Afogados da Ingazeira/PE. Em 1952, deixou a capital pernambucana para buscar novos desafios em Vitória da Conquista, iniciando assim a sua trajetória na cidade. Em junho de 1954 constituiu a sua primeira empresa no centro comercial da capital do sudoeste da Bahia e tem contribuído há mais de 50 anos para o crescimento do comércio do município.Audor do requerimento: vereador Álvaro Pithon (DEM).
André Ricardo Silva Stumbo: Natural da cidade do Rio de Janeiro, atua em Vitória da Conquista como dentista, atendendo à população em sua clínica a preços populares. Também faz parte do projeto Odontomóvel, que oferece tratamentos e procedimentos gratuitos. Sempre engajado em causas sociais, tem contribuído de forma grandiosa para o desenvolvimento social do município.Audor do requerimento: vereador Sidney Oliveira (PRB).
Antônio Pereira de Andrade: Nasceu no município de São Miguel das Matas/BA e se mudou para Vitória da Conquista para trabalhar em uma padaria. Em 1950, montou seu primeiro negócio, uma “venda”, que oferecia produtos diversos. Em 1970 transformou a pequena venda na Padaria e Mercearia Santo Antônio, tornando-se desde então uma referência em empreendedorismo no município.Audor do requerimento: vereador Álvaro Pithon (DEM).
Cleonice de Souza Andrade (In Memoriam): Dona Nice, como era conhecida, nasceu há 81 anos, em São Miguel das Matas. Veio para Vitória da Conquista com o marido e morou onde hoje funciona a Galeria Antônio Andrade, nome dedicado a seu esposo. Montou um ateliê de pintura e ministrou aulas por certo período. Por sua delicadeza, deixou saudade e tristeza em todos aqueles que a conheceram.Audor do requerimento: vereador Fernando Vasconcelos (PT).
Cleziu Bessoni de Souza: Nasceu em Teófilo Otoni/MG em 1973 e chegou em Vitória da Conquista em 1973. Começou a trabalhar aos 16 anos, quando seu pai o emancipou, e aos 18 anos passou a exercer o cargo de diretor administrativo na empresa Força Diesel, da qual é proprietário atualmente. Além disso, presta serviços sociais em diversas áreas a comunidades conquistenses.Audor do requerimento: vereador Cícero da Hospec (PV).
Clériston Santos Costa: Nasceu em Macarani/BA e reside em Vitória da Conquista desde os 11 anos de idade. Cardiologista respeitado em toda região, recebeu o título de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em 2003. Por sua competência e credibilidade fez parte da comitiva que acompanhou a presidente Dilma Roussefff à Etiópia por ocasião da comemoração dos cinquenta anos da União Africana, além de ter participado da Conferência Mundial da ONU contra o racismo, em 2009.Audor do requerimento: vereador Juvêncio da Saúde (PV).
Cristóvão Esteves Khouri: Nasceu em Joaíma/MG e chegou a Vitória da Conquista com 10 anos. Em 1971, com a implantação da cafeicultura na região, foi um dos dez primeiros empreendedores a implantar uma lavoura de café na região de Inhobim. Em 1981, foi premiado pelo recorde nacional de produtividade de café por área plantada. Sempre foi participativo nas lutas políticas do município, e tem uma vida pautada na ética, honestidade e no bem comum.Audor do requerimento: vereador Julio Honorato (PT).
Dionísio dos Santos Silva Filho: Nasceu em 1957, em Nazaré/BA. Trabalhou na EMURC como programador de computadores em 1986, depois cursou Engenharia Elétrica e por último se formou em Medicina na Escola Baiana de Medicina. Atuou em Conquista em diversos locais como médico, e atualmente é coordenador do Pronto Socorro do Hospital de Base de Vitória Da Conquista.Audor do requerimento: vereador Nelson de Vivi (PCdoB).
Elizeu José Pereira: Natural de São Miguel das Matas/BA, ainda muito jovem começou a trabalhar para ajudar no sustento da família. Morou em Salvador e em 1981 se mudou para Vitória da Conquista, onde começou a trabalhar na Cabral e Souza, como carregador. Foi promovido a vendedor pela dedicação e competência, e hoje, além de ser um dos funcionários mais antigos da empresa, é considerado o melhor vendedor. É um exemplo de persistência e trabalho honesto, que motivaram o sucesso.Audor do requerimento: vereador Ricardo Babão (PSL).
Fernando Antônio Pinheiro Costa: Nasceu em Aratuípe/BA. Chegou em Vitória da Conquista em 1954. Concluiu seus estudos em 1971 no Instituto de Educação Euclides Dantas/IEED, onde se tornou técnico em contabilidade, profissão que exerce até hoje. Em 1978, com apenas 23 anos, fundou a Contabilidade Pinheiro, que hoje emprega 12 funcionários e presta serviços aos mais diversos ramos de negócios do município.Audor do requerimento: vereador Professor Cori (PT).
Firmino Pereira dos Santos: Nasceu em 1964 em Tremedal/BA. Chegou em Vitória da Conquista com 7 anos de idade e começou a trabalhar  na lanchonete do irmão. Ao completar 18 anos montou sua própria lanchonete. Com as economias do lucro da lanchonete abriu uma mercearia, que se tornou um supermercado e existe até hoje. Investiu na arborização de algumas ruas do Bairro Brasil e tem se dedicado a causas ligadas à preservação ambiental do município.Audor do requerimento: vereador Cícero da Hospec (PV).
Irapoan Sampaio da Costa: Nasceu em 1956 no povoado de Porto Novo/BA. Em 1982 participou da criação da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida. Em 1988 candidatou-se a vereador e com votação expressiva assumiu a chefia da divisão de esportes do município. Na área cultural contribuiu com eventos culturais e esportivos, shows beneficentes, e lançamento de livros. Sempre engajado em causas sociais participou da fundação da ACIDE e é engajado em conselhos comunitários, onde tem lutado por melhorias.Audor do requerimento: vereador Professor Cori (PT).
Jessé Barnabé de Santana: Natural de Mutuípe/BA, nasceu em 1923. Mudou-se para Vitória da Conquista em novembro de 1951. Atuou na função de mecânico industrial, tornando-se importante empresário do ramo de indústria e comércio de máquinas agrícolas, com a empresa Fundição Santana. Hoje, aposentado, Jessé se orgulha de fazer parte da família conquistense e por ter contribuído para o desenvolvimento socioeconômico do município.Audor do requerimento: vereador Luciano Gomes (PR).
José de Brito Filho: Nasceu em Campina Grande-PB em 1938.  Com 20 anos mudou-se para Vitória da Conquista e ficou conhecido como competente eletricista de automóvel. Foi o fundador da Banda Lira de Israel em 1958, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Desde então muitos músicos passaram por suas mãos. Atualmente é considerado maestro de honra na Assembleia de Deus, e recentemente inaugurou uma orquestra com 10 componentes.Audor do requerimento: vereador Adinilson Pereira (PSB).
José Francisco da Cunha: Natural de Itabaiana/SE, nasceu em 1930 e mudou-se para Vitória da Conquista em 1975. Ao chegar em Conquista trabalhou por dez anos como feirante. Com a experiência adquirida tornou-se um empresário bem sucedido, dono do estabelecimento CEREALISTA CUNHA. Hoje com 83 anos, continua contribuindo para o crescimento econômico e social do município. Além disso, é engajado em obras sociais em prol da população conquistense.Audor do requerimento: vereador Edjaime Rosa (PSDB).
José Maria Alves Caires: Natural de Dom Basílio/BA é técnico em contabilidade e administrador. Atuou como contabilista em sua cidade natal e em 1983 se elegeu prefeito da localidade. Foi chefe de gabinete da Assembleia Legislativa da Bahia e trabalhou ainda no Banco do Estado da Bahia. Em 2000 começou a atuar na área empresarial no ramo de livraria e turismo. Engajou-se na luta pela construção do novo aeroporto e se destacou representando a população conquistense.Audor do requerimento: vereador Arlindo Rebouças (PROS).
José Virgílio Silva Almeida: Natural de Jaguaquara/BA. Em1987 fixou sua moradia em Vitória da Conquista e em 1989 abriu a Loja Audiocar, que se tornou referência em som automotivo na Bahia. É um dos responsáveis pela consolidação e fortalecimento do ramo de som automotivo, bem como pelo reconhecimento nacional do município. Além disso, sempre apoiou o esporte amador e profissional de Vitória da Conquista.Audor do requerimento: vereador Hermínio Oliveira (SDD).
Luciano José Rodrigues da Silva: Nasceu em Mutuípe/BA em 1976. Mudou-se para Vitória da Conquista em 2002. Começou a trabalhar na Cootravic como plantonista. Há 10 anos trabalha na Fundação Esaú Matos, onde já atuou como recepcionista, motoboy, motorista e assistente de gerência de farmácia, cargo que ocupa atualmente. Tem seu trabalho reconhecido por todos os funcionários e pacientes do hospital, pela sua dedicação em tudo o que faz.Audor do requerimento: vereador Florisvaldo Bittencourt (PT).
Lúcia Maria de Souza Dantas Dória: Natural de Ibicuí/BA. Nasceu em 1952, formou-se em Magistério e começou suas atividades profissionais como professora em escolas no meio rural do município. Mudou-se para Vitória da Conquista e atuou como administradora no ICEP, antigo colégio batista. Em 1979 ingressou como assistente de administração do Hospital Samur, do qual é diretora administrativa atualmente, onde é reconhecida pela excelência de seu trabalho.
Audor do requerimento: vereador Julio Honorato (PT).
Manoel Alípio Santos Ribeiro: Nasceu em 1948 em São Miguel das Matas/BA. Formado em contabilidade, atuou também como consultor imobiliário. Empresário, é diretor fundador da empresa O Conquistão Confecções, e atua também na área de construção civil. Engajado nas causas sociais, tem contribuído com obras da Igreja Católica.Audor do requerimento: vereador Andreson Ribeiro (PCdoB).
Marcelo Crispim: Natural de Governador Valadares, é mestre em Divindade com especialização em Teologia Sistemática e em Missiologia e possui uma vasta formação teológica. Tem experiência na propagação do evangelho e muito tem contribuído para a disseminação do evangelho pregado pela Bíblia nos quatro cantos do mundo. Atualmente Pastor da Igreja Presbiteriana de Vitória da Conquista, atua em programas que buscam auxiliar famílias emocional e espiritualmente.
Audor do requerimento: vereador Ademir Abreu (PT).
Maria Lizete Vaz do Amaral Barbosa (In Memoriam):Nasceu em 1948 na cidade de Amargosa/BA. Professora, foi uma das fundadoras do Educandário padre Gilberto em Vitória da Conquista. Querida por familiares, amigos, conhecidos e principalmente pela comunidade escolar do Educandário padre Gilberto, onde exerceu a função de Diretora por muitos anos. Dedicou sua vida à família e à educação conquistense.Audor do requerimento: vereador Andreson Ribeiro (PCdoB).
Marlon Gomes da Silva: Nasceu em 1973, na cidade de Caetanos/BA. Mudou-se para Vitória da Conquista em 1986 em busca de novas oportunidades. Em 1991, com 18 anos, conquistou o seu primeiro emprego em um restaurante, onde obteve experiência para posteriormente administrar o seu próprio negócio. Após algum tempo de trabalho na área gastronômica, tornou-se um empresário reconhecido na área de terraplanagem.Audor do requerimento: vereador Juvêncio da Saúde (PV).
Marluce Maria da Silva Dutra: Nasceu em Cândido Sales/BA, em 1962. Mudou-se para Vitória da Conquista quando criança, e em 1999 se converteu ao protestantismo e começou a realizar obras sociais na 7ª Igreja do Evangelho Quadrangular, alcançando diversos bairros carentes. Com o desejo de ajudar ao próximo, em setembro de 2005 nasceu no bairro Lagoa das Flores, o Centro Terapêutico Renascer, que em parceria com órgãos públicos tem realizado um trabalho significativo para Conquista e região.Audor do requerimento: vereador Adinilson Pereira (PSB).
Maurício Silva Macedo: Natural da cidade Maiquinique/BA, veio para Vitória da Conquista aos 10 anos de idade, em 1984. Seu primeiro emprego em terras conquistenses foi aos treze anos, em um bar. Aos 16, começou a trabalhar em uma loja de autopeças. Está no ramo há 24 anos, e há dois como proprietário da Loja Maurício Motores, contribuindo muito para o desenvolvimento da economia do município.Audor do requerimento: vereador Ricardo Babão (PSL).
Milton Costa Pinheiro: Nasceu em São Miguel das Matas/BA, em 1943. Aos 18 anos veio para Vitória da Conquista onde estudou e concluiu o curso de contabilidade. Iniciou sua trajetória como um pequeno comerciante de mercearia, e tornou-se microempresário. Em 1985, fundou a Associação de Moradores dos bairros Iracema e Novo Horizonte. Em 1979, ingressou na Loja Maçônica Fraternidade Conquistense, onde tem se destacado.Audor do requerimento: vereador Arlindo Rebouças (PROS).
Márcio Rios de Castro: Nasceu em Salvador e mudou-se para Vitória da Conquista por considerar a qualidade de vida elevada, e com grandes perspectivas de crescimento. É ortopedista e traumatologista, e tem especialização em Medicina do Trabalho e subespecialização em tumores ósseos. Trabalha com dedicação por seus pacientes, e é reconhecido pelo trabalho que realiza.Audor do requerimento: vereador Joaquim Libarino (PCdoB).
Nerisvaldo Bispo de Queiroz: Natural de Itapetinga/BA, nasceu em 1972. Mudou-se para o povoado da Limeira em Vitória da Conquista, onde ajudava o pai na lavoura. Com 20 anos decidiu mudar-se para a sede do município, onde começou a trabalhar como vendedor ambulante. Atuou também como balconista, e decidiu fazer um curso de cabeleireiro. Hoje é dono de seu próprio salão no bairro jurema, e é reconhecido pelo trabalho que tem realizado.Audor do requerimento: vereador Luciano Gomes (PR).
Nestor Coutinho Lemos: Nasceu em Santo Antônio de Jesus/BA em1963. Começou sua carreira profissional vendendo toca-fitas, e aos 17 anos descobriu sua paixão por automóveis. Após entrar no ramo, seu principal desafio foi inaugurar a Atlanta Veículos em Vitória da Conquista. Hoje gere três empresas, a Atlanta Veículos, a Atlanta Caminhões, e a Coreana Veículos, integrantes do grupo indiana, composto por dezenove empresas no seguimento de concessionária. Tem contribuído para o fomento da economia local através de seu trabalho e experiência.Audor do requerimento: vereador Fernando Vasconcelos (PT).
Nicanor Soares Coelho Filho: Natural de Itapetinga/BA, é engenheiro agrônomo. Iniciou sua vida profissional em Vitória da conquista em 1988 e logo após foi transferido. Em 1995 retornou a Conquista como sócio fundador da empresa Módulo Rural. Nos últimos anos tem se destacado na administração de várias instituições, como: Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Sudoeste da Bahia, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e Loja Maçônica Cavaleiros do Oriente.Audor do requerimento: vereador Gilzete Moreira (PSB).
Oldair Gonçalves Pereira: Nasceu em Montes Claros/MG, em 1967. Iniciou em 1987 o curso de Medicina na Universidade Estadual de Montes Claros. Chegou a Vitória da Conquista em 1999, quando iniciou suas atividades de Cirurgião Vascular e Angiologista no Hospital São Vicente, Samur, São Geraldo e Unimec. Em março de 2000 inaugurou a Clínica Vasculary, e tem se destacado pelo profissionalismo.Audor do requerimento: vereadora Lúcia Rocha (DEM).
Paulo Sérgio Cavalcante Costa: Graduado em Medicina Veterinária pela UFBA, chegou em Vitória da Conquista em 1981. Através do CEAC e da UESB desenvolveu inúmeras atividades voltadas às comunidades de Vitória da Conquista, principalmente as comunidades mais carentes. Autor do Livro – Manual Prático de Criação de Abelhas, foi o fundador da Associação de Apicultores do Sudoeste da Bahia. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia da UESB.Audor do requerimento: vereador Nelson de Vivi (PCdoB).
Roque Francisco Andrade: Nasceu em Elísio Medrado. Veio para Vitória da Conquista em 1974. Acreditou no potencial da cidade e tornou-se empresário, abrindo sua primeira loja em 1982, e atualmente gera emprego para mais de 130 funcionários. Desenvolve ações sociais no município e contribuiu de forma enérgica para o seu crescimento e principalmente para o fortalecimento da economia local.Audor do requerimento: vereadora Irma Lemos (PTB).
Rubens Oliveira Silva: Nasceu na cidade de Nova Canaã em 1966. Chegou em Vitória da Conquista no ano de 1975 e aos nove anos começou a trabalhar como vendedor ambulante na feira livre do município. Hoje é um empresário de destaque em nossa cidade, dono da empresa Dinâmica Pulseira há mais de nove anos. Tem atuação importante na Cotefave, na Casa do Amor e na Comunidade São Miguel Arcanjo.Audor do requerimento: vereadora Lúcia Rocha (DEM).
Rubi Lourenço Bortoncello: Gaúcho, veio para Vitória da Conquista para conhecer o mercado e, gostou tanto que elegeu a cidade como sua terra mãe de coração. Assim, já reside em Vitória da Conquista há mais de 26 anos. Inaugurou seu primeiro restaurante em 1987, o primeiro dos 18 que compõem a rede da Churrascaria Los Pampas. Com empresas em todo o nordeste, a rede garante a renda de aproximadamente mil funcionários.Audor do requerimento: vereadora Irma Lemos (PTB).
Samara Mendonça Borja Viana: Natural de Feira de Santana/BA, cursou a faculdade de Administração, mas sonhava em ser médica. Em 1992 concretizou seu sonho na Faculdade de Medicina da UFBA. Em 1999 passou em um concurso do Estado para atuar no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Ao longo dos anos tem desenvolvido um importante trabalho social para o município.Audor do requerimento: vereador Joaquim Libarino (PCdoB).
Stênio de Araújo Verde: Nasceu em 1964 no Rio de Janeiro. Com dezesseis anos de idade teve um encontro pessoal com Cristo e sua vida foi radicalmente transformada. Ainda solteiro e muito jovem, foi chamado por Deus para atuar em tempo integral na promoção do seu Reino. É pastor da Igreja Batista Memorial do Centenário há quase treze anos.Audor do requerimento: vereador Gilzete Moreira (PSB).
Tony Gleyson de Oliveira Silva: Nasceu em Itororó/BA, em 1977. Médico, realiza diversas obras sociais em conjunto com a Loja Maçonica Razão e Força. Servidor público Municipal, atende no Cemae,  e como servidor público Estadual é perito médico. Tem desempenhado um importante papel na área médica de nossa cidade como médico coloproctologista.Audor do requerimento: vereador Sidney Oliveira (PRB).
Valéria Vidigal da Cruz Brito: Nasceu em Viçosa/MG. É artista plástica e cafeicultora, e iniciou-se nas artes plásticas aos 11 anos, após ser matriculada pelos pais nas aulas de pintura. A dedicação exclusiva à pintura sobre a cafeicultura teve início em 2003. Após o casamento mudou-se para a Bahia, e começou a ministrar aulas em seu ateliê. Em 2007 idealizou o Encontro Nacional do Café, com o objetivo de expor o seu trabalho temático e de agregar palestras direcionadas aos cafeicultores e empresários da Bahia.Audor do requerimento: vereador Hermínio Oliveira (SDD).
Vera Lucia Maia Anastácio: Natural do povoado de Gameleira dos Machados, nasceu em 1957. Mudou-se com sua família aos 13 anos para Vitória da Conquista. Começou a trabalhar vendendo flores artesanais confeccionadas por uma de suas irmãs. Em sua juventude mudou-se para Jundiaí/SP, e retornou à Conquista para trabalhar com seu irmão. Juntos criaram a Cincal, uma das maiores empresas do ramo de material de construção do nordeste. Também é engajada em obras sociais.

Audor do requerimento: vereador Edjaime Rosa (PSDB).

Vilma Vermei da Silva: Nasceu 1954, em Itaparica/BA.  Depois de residir e trabalhar em algumas cidades da Bahia, mudou-se para Vitória da Conquista em 1997, após ter sido transferida pela empresa Torre Empreendimentos, onde trabalhava na época, e que trabalha até os dias atuais, atuando como auxiliar administrativa do setor de recursos humanos. Realiza trabalhos sociais, e é reconhecida por toda a comunidade local.Audor do requerimento: vereador Florisvaldo Bittencourt (PT).
Zoraide Rocha Marinho de Castro: Nasceu em Piripá/BA, em 1963. Funcionária da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista desde 1999, atua na Central de Marcação de Consultas. É membro da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, onde sempre muito preocupada com o bem estar do próximo, desenvolve ações na Pastoral da Saúde atuando com os enfermos carentes do bairro. Ainda é membro da Legião de Maria e do Encontro de Casais com Cristo.Audor do requerimento: vereador Ademir Abreu (PT).


Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)